Xixi no tapete higiênico: é possível?

Xixi no tapete higiênico: é possível?

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.

 

O tapete higiênico é uma boa opção para ser o banheiro dos cães, pois naturalmente o cachorro busca uma superfície absorvente para fazer as necessidades. Essa é uma das razões que levam os cães a fazer alguns xixis no tapete da casa ou em alguma almofada. Eles não sabem que são móveis e objetos da casa. O importante, para eles, é fazer o xixi e sair do lugar com as patas limpinhas!

 

 

Quando o cachorrinho chega à nova casa, ainda não sabe qual o local correto do banheiro e não consegue segurar o xixi por muito tempo. Por isso, devemos montar provisoriamente mais de um banheiro na casa e com isso ajudar o filhote a acertar mais vezes. O tapete higiênico é muito prático para ensinar o filhote a fazer as necessidades no lugar certo. Por ter uma base plástica, o acessório não deixa o xixi vazar por baixo, deixando ambientes como sala ou quarto limpos. Além disso, o tapete também pode ser usado dentro de uma bandeja sanitária, o que deixa o espaço ainda mais higiênico!

 

Os tapetes, apesar de absorventes, não devem acumular grande quantidade de urina. Os cães também não gostam de “banheiro sujo”, então troque o tapete com frequência conforme o tamanho e porte do seu cachorro!

 

Independente da idade do seu pet, ele pode aprender a usar os tapetes, e a maneira correta de ensiná-los é sempre recompensar com um petisco, um elogio, um carinho a cada acerto no tapete. Ele vai ficar muito feliz e empolgado com a recompensa e irá repetir o comportamento mais vezes.

 

Não devemos dar bronca no xixi errado quando o cachorro ainda está aprendendo. Aquela história de esfregar o focinho também não funciona, o cão que leva uma bronca por ter errado, pode entender que urinar na frente de pessoas é errado, e com isso começar a se esconder para fazer xixi.

 

Mudança de comportamento leva algum tempo, por isso paciência é fundamental para ensinar o cachorro qual deve ser o local correto de se aliviar.

 

Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 10 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.


Anterior: Aprenda os perigos e tratamentos recomendáveis! Próximo: O QUE É UM CACHORRO BRAQUICEFÁLICO?