Documentos Necessários para Viagens de Animais

Documentos Necessários para Viagens de Animais

Final de semana, feriado, fim de ano… qual é a melhor coisa de fazer nessa época? Juntar todos que gostamos e aproveitar, principalmente com viagens. Mas o que é preciso para viajar com seu animal de estimação? Fique tranquilo que contaremos quais são os documentos necessários, aqui!

 

snoopy

 

“Vou viajar e não sei de quê documentos preciso para levar meu amiguinho pet”. A partir de agora não haverá mais este problema, porque te explicaremos as diferentes necessidades na comprovação da identidade do seu animal de estimação em viagens nacionais ou internacionais, por avião ou transportes terrestres, de raças comuns ou exóticas. Faça suas malas e embarque conosco!

 

Cuidados Fundamentais para Viagens

Carros: É importante a pausa na alimentação canina e felina, de 4 e 2 horas respectivamente, evitando enjoos e complicações. Fralda veterinária é muito útil para a higiene deste tipo de condução, mas dependendo do tempo de viagem, considere algumas paradas. Mantenha água no veículo para a hidratação de todos, inclusive do seu amiguinho. O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe o trajeto de animais em partes externas!

Viagem Aérea: A Companhia Aérea específica deverá ser consultada sobre suas exigências e condições, lembrando que cães-guia têm a viagem garantida sem taxas sobre o serviço, por ser uma questão de necessidade do dono. As regras são variáveis, considerando tempo e tipo de avião, mas no geral o animal deve ser alimentado antes e depois da viagem, sem excesso para evitar enjoo. Uma boa ideia é utilizar algum medicamento tranquilizante recomendado pelo veterinário, assim o pet manterá o sono sem nenhum tipo de mal estar. Tenha caixa de transporte, principalmente se for viajar junto com o pet na cabine e fotos para reconhecimento rápido.

Ônibus: As regras de bem estar seguem como o carro, mas lembrando que há mais passageiros, a caixa de transporte se faz obrigatória. Em cada parada de viagem, tire-o da caixa e dê bastante água para hidratar.

 

Documentos Necessários

Carro

Um atestado de sanidade animal fornecido por um veterinário até 3 dias antes da data da viagem;
Carteira de vacinação contra várias doenças, por exemplo a vacina Óctupla;
Certificado de vacinação anti-rábica, a mesma tem que ter sido aplicada num período de 30 dias ou mais.

Avião Viagem Nacional / Internacional

Atestado chamado Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) para fazer uma viagem para o exterior com um animal emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É preciso obter o atestado de sanidade animal fornecido pelo veterinário, o qual tem prazo de validade de 3 dias. Já com o atestado em mãos o proprietário de animais deve seguir para uma unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) para conseguir o CZI, o qual tem validade de 10 dias, este prazo poderá ser estendido caso a viagem se prolongue.
Este Certificado é gratuito e feito na hora, podendo demorar até 48 horas para ser emitido.
O mesmo procedimento deve ser repetido na volta.

[box] Se faltar alguma documentação exigida para a viagem internacional, o animal deve ser devolvido ao país de origem ficando a responsabilidade inteiramente com a companhia aérea que fez o transporte. [/box]

 

Ônibus

Os mesmos documentos de viagens com carro, com acréscimo de atestado de sanidade animal fornecido pelo veterinário com cadastro no CRMV.
Se a viagem for internacional, necessitará do CZI assim como o transporte aéreo.

 

Animais Estrangeiros (Exóticos)

Autorização do IBAMA;
Guia de Trânsito Animal (conseguida com o Atestado de Sanidade e Vacina Antirábica, como citado acima).

 

Boa Viagem!

Boa Viagem!

 

Referência de Imagens:
Snoopy, Viagem
Referência de Pesquisa:

Expresso MT, Hoteis para Cães, EcoViagem, VoeAzul

 

post2_fase1Aproveite e tenha hoje mesmo em seu celular nosso Aplicativo Social Pet Passeio!

Disponível, gratuitamente, em Android e iOS!


Anterior: 10 Lindos Pets Fantasiados para o Halloween Próximo: Como Combater Problemas de Sono em Cães