Adotou Cãozinho com Sarna? Veja Alguns Cuidados!

Adotou Cãozinho com Sarna? Veja Alguns Cuidados!

Viu um cachorrinho abandonado e resolveu adotar… o problema é que, entre outros poréns, você percebeu que ele tem sarna. Aqui terão algumas dicas e orientações para lidar da melhor maneira possível, por que motivos tem de sobra para ajudar e proteger um pet, não é mesmo?

 

cocando-2

 

Não podemos mudar a sorte do mundo mas pelo menos a de um cachorro está em nossas mãos. E nas mãos mesmo. É por a mão na massa, ou melhor, na pele, e pegar no pesado, incluindo os problemas de sarna também.

 

Acabando com a Sarna:

1. Um dos tratamentos mais comuns para combater a sarna é dar banho no nosso cachorro doente com um sabonete especial que o veterinário costuma receitar. Os sabonetes que os experientes aconselham são aqueles com ph neutro, propriedades antissépticas e antibacterianas, sem aromatizantes nem componentes tóxicos para eles.

 

2. Não utilize escova para o banho, molhe simplesmente o cachorro com água morna e esfregue o sabonete suavemente pelas zonas mais afetadas. Quando estiver totalmente ensaboado, deixe o sabonete agir por alguns minutos.

 

3. Estes banhos devem acontecer uma vez por semana até que esteja completamente curado. Use uma toalha limpa para secá-lo com muito cuidado. É recomendável que use luvas de látex para dar-lhe banho.

 

banho-saudavel

 

4. Óleos vegetais também podem ajudar a eliminar os ácaros que provocam a sarna. O mais recomendável é utilizar óleo de oliva. Aplique algumas gotas nas zonas afetadas para debilitar os ninhos dos ácaros. Desta forma, também, hidrataremos sua pele ressecada pela infecção.

 

5. Alimentação adequada e saudável é um forte aliado em aumentar as defesas naturais do pet. Invista na qualidade e quantidades necessárias para seu amiguinho

6. Pesquise ervas e plantas medicinais que potencialmente podem agir de forma antibacteriana e até regenerar a pele animal, como por exemplo, as plantas Neem, Cymbopogon e o Niaoli.

Geralmente a sarna de cães e gatos não consegue fazer em humanos o estrago visto na pele deles, mas higiene e até produtos anti-ácaros não podem ser negligenciados pela pessoa que trata animais pegos da rua. O local onde dormirá o acolhido também ficará contaminado por ácaros e isso vale para jornais e cobertores usados para cama do bichinho. Mas nunca, jamais lave a cama de um animal contaminado com a dos outros pets da casa que, por precaução, também deverão estar recebendo banhos acaricidas.

A sarna pode ser mais severa do que se esperava, e é fundamental o acompanhamento de um veterinário para esse discernimento. O profissional não raro também se solidariza com a causa, e faz um trabalho a preço reduzido.

Ajudar um cachorro vetor de doenças, além de um ato de amor animal também é uma questão de saúde pública, antes de mais nada, afinal muitos podem adquirir enfermidades por causa de pets abandonados.

 

[box type=”info”] Este texto é meramente informativo, então a ajuda de um especialista é sempre de grande valia.[/box]

 

Referências de Imagens:
Coceira Canina, Banho em Cachorro

Referência de Pesquisa:
Revista DonnaUmComo, Bicho Integral

 

post2_fase2

 

Pet Passeio te ajuda a agendar vacinas, programar compras de ração e ainda registra sua caminhada com o cãozinho. Aproveite!

Baixe nosso Aplicativo, gratuitamente em seu Android ou iOS!


Anterior: 10 Animais Muito Inteligentes Próximo: Dia do Veterinário!
  • Wagner

    Obrigado pelas dicas!