Exercícios Físicos para Fazer com Seu Pet

Exercícios Físicos para Fazer com Seu Pet

Exercícios Físicos podem prolongar a vida e o bem-estar de animais e humanos. Que tal aproveitar a companhia do seu amiguinho para se tornar mais saudável?

 

 

Excesso de peso e outros problemas decorrentes do sedentarismo não atingem apenas humanos. Sim, tanto seu cão como seu gato podem adquirir doenças como hipertensão, obesidade e artrites. A melhor prevenção são os exercícios físicos regulares, além de dar aquela força para um sono tranquilo à noite. Não seria uma ótima ideia contribuir para sua saúde e disposição ao mesmo tempo que a ajuda a longevidade de seu animal de estimação?

Pensando nisso, temos aqui algumas sugestões para o dia-a-dia, dentro ou fora de casa. Separe sua roupa de ginástica, um tênis confortável e as garrafinhas de água para você e seu pet. Está na hora de mexer o esqueleto!

 

Caminhada

Clássico exercício quando se fala da parceria entre cachorros e pessoas. Excelente para todos os portes e idades, pode ir desde 2 caminhadas de 15 minutos por dia, até três caminhadas de 40 minutos no caso dos cães atléticos e de grande necessidade da queima de energia. Um cão em forma tende a percorrer de 5 km a 10 km com seu dono. Consulte o médico do seu amiguinho para definir qual a melhor estratégia e hábito.

 

Corrida

Mais indicada para raças do grupo dos trabalhadores, como um Mastiff, Doberman ou Boxer. Como os cachorros não demonstram facilmente cansaço, precisamos estar atentos a sinais de esgotamento, como tombamentos e paradas. Dê preferência a aumento gradual de tempo de corrida, intercalando com caminhada. Outra dica é testar a temperatura do chão, que deve ser a mesma que o pé humano aguentaria confortavelmente. Será bom para sua saúde e de seu pet também.

 

Agility

Baseado em exercícios hípicos, o animal tem que passar por obstáculos e desafios durante o percurso sem encostar no mestre, apenas acompanhando e seguindo as instruções. Gasta muita energia e ainda torna o pet mais habilidoso. Tendões e ligamentos fortalecidos, diminuem os sinais incômodos da velhice (para humanos e cães!)

 

Doga

Yoga com cães tornou-se mais conhecido pelos vídeos fofos do youtube, onde é nítida a cumplicidade do dono com seu pet no momento dos exercícios. Algumas instruções podem ser obtidas online, mas ainda assim ter um especialista para ensinar Yoga para ambos, será um experiência mais completa e direcionada.

 

Ciclismo

Esta é ideal para cães mais preparados e donos mais tranquilos. Nova tendência nas grandes cidades, passear com uma bicicleta e seu pet do lado será enriquecedor. O ritmo das pedaladas deve ser leve, mantendo o focinho do cão paralelo ao pedal. Coleiras e adaptadores são bem recomendados. Outra grande vantagem é acostumar o animal à circulação de meios de transporte, tirando o hábito que possa ter de latir para ciclistas e motociclistas.

 

Pronto para começar a praticar hoje mesmo? Então, não se esqueça de respeitar os limites do seu corpo e de seu cachorro durante exercícios físicos, porque assim este hábito só vai colaborar para a vida plena e o companheirismo animal!

 

Resultado de imagem para cachorro piscando

 

Referência de Imagens:
Corrida Canina, Beagle Lindo

Referência de Pesquisa:
MaxPress, São Manoel Hospital Veterinário, Estimação, Meus Animais

 

post9_fase1Fez aquela caminhada divertida com seu cachorro? Não deixe de compartilhar com seus amigos através do Pet Passeio!

Além das melhores dicas, com nosso Aplicativo Social você pode registrar as distâncias e tempo de exercício para treinar cada vez mais!

Disponível em Android e iOS!


Anterior: Por que os gatos gostam de afofar ou “amassar pãozinho”? Próximo: Ossos para Cachorro: pode ou não pode?