Você sabe como o cão-guia é treinado?

Os cães-guia são animais treinados, desde os seus primeiros anos, para acompanhar pessoas com deficiências visuais em qualquer tipo de ambiente, sem latir, hesitar ou avançar.


O treinamento do cão-guia é feito em três etapas. A primeira delas consiste em conviver com uma família de adestradores, que vai ensinar os comandos básicos necessários para se tornar um guia. É nesta fase que o animal deve frequentar ambientes diversos e aprender a se comportar com calma e disciplina.
Ao final da primeira etapa, o animal volta para o centro de treinamento e recebe adestramento especializado para tornar-se um cão-guia, treinamento este que leva de seis a oito meses.
A última fase é o período de adaptação final, ou seja, o cachorro escolhe e passa a conviver com o seu futuro dono. Antes da doação, cão e dono passam por um período no qual precisarão formar uma parceria.


Atualmente, São Paulo é o estado com maior número de cegos do País, são quase 24 mil pessoas. Existem cerca de 60 cães-guia no Brasil, quase todos trazidos de outros países.

Curiosidade
Você sabia que dia 25 de abril é comemorado o dia do Cão-guia?

E, mais uma vez, o cão prova ser o melhor amigo do homem. Que tal homenagear essa amizade com um presentinho da loja virtual do Meu Amigo Pet para o seu grande amigo?


Anterior: Homeopatia para pets Próximo: O seu cão tem ansiedade de separação?