Você conhece a zooterapia?

Que os pets ão ótimas companhias e nos deixam mais felizes não é novidade para ninguém. Mas, você sabia que existe uma terapia feita com o auxílio dos animais?

A Zooterapia, ou Terapia Assistida por Animais (TAA), foi desenvolvida e criada na Inglaterra em 1792, após uma instituição mental perceber o reforço positivo de seus pacientes quando estavam em contato com os animais. Algumas décadas depois, terapeutas norte-americanos perceberam os benefícios da terapia também em pacientes com problemas de desordens físicas.

No Brasil, foi por volta de 1955 que o Dr. Nilse da Silveira iniciou o tratament de pacientes mentais com cães e gatos. O médico foi o pioneiro em zooterapia no país.

Foi apenas na década de 80 que as pesquisas científicas progrediram bastante e tiveram uma base relevante dos benefícios dos animais para a saúde humana.

Confira alguns benefícios da zooterapia no SlideShare abaixo:

Os primeiros centros de atendimento de TAA foram implantados em território nacional nos anos 90. Desde então, cães tem sido usados em tratamentos de Terapia ocupacional, Fisioterapia Psicologia, Biologia, Veterinária, Fonoaudiologia, Pedagogia e Psiquiatria.

Além de muito divertidos e amorosos, os pets também auxiliam na nossa saúde.

Por falar em saúde, qual foi a última vez que seu pet foi ao veterinário? Lembre-se que saúde é muito importante para seu bichinho, especialmente, se ele for idoso. Se estiver precisando de uma farmácia, dê um pulinho no Meu Amigo Pet e veja que podemos te oferecer.


Anterior: MatchPuppy – a rede social para encontro de cachorros Próximo: Raças: Brazilian Shorthair