Tudo que você precisa saber sobre a caixinha de areia

A caixinha de areia é provavelmente a parte mais trabalhosa de ter um gato. Esses animais são famosos por não requererem grandes esforços para serem criados, e temos que, no máximo, alimenta-los, dar carinho (quando eles querem) e limpar a caixinha de areia. Para este último item, vamos dar algumas dicas valiosas, que ajudarão a facilitar ainda mais o cuidado de seus bichanos.

Primeiro, vamos entender a importância da caixinha e da areia contida nela. O que acontece é que os gatos são animais medianos na cadeia alimentar, ou seja, eles caçam, mas também são caçados. Por isso, os bichanos enterram suas fezes para que os possíveis predadores não sintam seu cheiro. “Mas os gatos não têm predadores!”; sim, isso é verdade, mas eles são animais como qualquer outro e mantêm vivo seus instintos mais primitivos. Portanto, mesmo que seu gato não possua predadores acima dele na cadeia alimentar da sua casa, é preciso respeitar seus instintos e equipar a casa com a caixinha de areia. Veja algumas dicas de como escolher o material certo para o seu bichano:

A caixa deve ser pelo menos 1,5 vez maior que o gato; deve ser limpa diariamente e lavada por completo, uma vez por semana; a areia deve ser fina e estar em uma quantidade suficiente para que o gatinho consiga enterrar suas necessidades; escolha um lugar tranquilo e silencioso para a caixa e longe da água e da comida.

Se você tiver mais de um gato em casa, tenha em mente que eles precisam ter espaço para usar o banheiro quando quiserem. Se forem muitos gatos, tenha mais caixas.

Separamos algumas caixas especiais e areia própria para elas, como o Banheiro Higiênico Roll’n Clean, a Bandeja Higienica Borba Baixa Branca e a Tidy Cats Areia Higienica, que você pode encontrar no site do Meu Amigo Pet.

Fonte texto: Portal Medicina Felina 

Fonte imagens: Corbis Images 


Anterior: Especial Dia do Pediatra: Pets e crianças se dão muito bem! Próximo: Raças: Great Dane