Saúde Animal pode Revelar muito sobre o Dono

Saúde Animal pode Revelar muito sobre o Dono

O pet está com problemas específicos como estresse, diabetes ou obesidade? Isso é sinal o dono precisa dar mais atenção a saúde, pois está a caminho destas doenças. Saiba mais como identificar as pistas de que você e seu amiguinho precisam de mais cuidado para uma vida saudável!

 

Esperto, não?

Esperto, não?

 

A doença de um animal de estimação pode ser um reflexo fiel da saúde do dono, especialmente quando o problema está associado ao estilo de vida, em particular à má alimentação e a hábitos sedentários.

A combinação destes dois fatores é grave e pode dar origem a casos de obesidade e diabetes animal. As doenças podem acontecer, por exemplo, quando a dieta do pet tem por base aquilo que o humano come, o que pode ser um sério risco para a saúde dos animais.

À revista Health, a veterinária Kathryn Primm salienta que “na maioria das vezes reconhecer o que está acontecendo pode tanto ajudar o animal como o próprio dono”. Mas não falamos apenas de obesidade ou diabetes.

Um animal estressado pode ser o resultado de um dono com altos níveis de estresse e irritação. Tal como revelou um estudo conjunto entre a Universidade de Lincoln e a Universidade de São Paulo, as emoções dos donos passam para os animais e estes acabam por sentir o mesmo, numa espécie de sintonia perigosa.

Uma moradia propícia a desencadear alergias (como a presença de ácaros, pólen, mofo, pó, etc.) pode levar a uma reação alérgica conjunta. Contudo, uma vez que o animal reage de forma diferente a alergias, é importante o dono estar atento aos seus próprios sinais de alergia, pois só quando está afetado é que poderá conseguir perceber se o animal também está com algum tipo de reação.

Quanto ao sedentarismo do dono e do animal, ele pode ser detectado não apenas com o excesso de peso de ambos, mas também quando o bicho apresenta dificuldades em respirar ou anda nervoso.

Como anda a sua saúde e de seu amiguinho? Aproveita para checar se os hábitos de vocês são saudáveis, e se for necessário, dê uma passadinha no veterinário e seu médico para garantir uma vida longa, próspera e saudável com seu “serumaninho”, afinal os pets já fazem tanto bem para a gente, porque não retribuir?!

 

 

Referência de Imagens:
Café da Manhã

Referência de Pesquisa:
Notícias ao Minuto


Anterior: Gatinhos Ajudam e são Cuidados por Presos Próximo: Lindas Esculturas Pet Feitas Com Balões