Raças: Persa

Raças: Persa

Fucinho achatado, orelhas pequenas e arredondadas, pelo longo e cauda empinada. Essas são as características mais marcantes dos gatos persas. Esta raça de felinos é originária da Pérsia (atual Irã), mas se popularizou na Itália, no século XVII.

Os gatos persas são encontrados nas mais variadas cores, sendo algumas delas o preto, o creme, o azul, o vermelho, o branco, o cálico e o bicolor. Outra característica marcante deste felino são os olhos grandes e arredondados, o que deixa a raça ainda mais charmosa.

A espécie, tanto machos quanto fêmeas, é considerada de porte médio, ou seja, com até 40 cm. Variações como micros ou espécies muito grandes são fruto de alterações genéticas, como o cruzamento de bichanos maiores com muito pequenos. Uma fêmea de gato persa costuma gerar de 3 a 5 filhotes.

Os persas são animais tranquilos, de personalidades dócil e que se apegam facilmente aos donos. Sua expectativa média de vida é de 12 anos.

É muito importante escová-los sempre, pois eles trocam constantemente de pelo, devido a sua abundância. Apesar dos pelos sedosos e macios, a espécie adora se lamber e pode sofrer com bolas de pelo, que causam gastrite ou até obstruções no intestino. Um conselho é levar o seu persa uma vez por mês para um banho e higienização em um petshop de sua confiança.

Ou seja, gatos persas são lindos, meigos e ótimos companheiros! Que tal dar e receber muito amor desse bichano??

Fonte: Gato Persa


Anterior: A importância das vacinas para os pets Próximo: Nomes para cachorro