Raças: Bernese Mountain Dog

A raça Bernese Mountain Dog também é conhecida como o Boiadero Bernês. O nome vem da expressão alemã “Berner Sennenhund”, que significa cão Pastor dos Alpes Berneses. Antes de ser batizado com a nomenclatura atual, a raça também já foi denominada “Dürrbäch”, em homenagem ao lugar onde esses cães eram vendidos.

O Pastor dos Alpes Berneses surgiu do cruzamento de cães da raça Mastiff, trazidos por soldados romanos, com cães pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça. Esta união resultou em quatro raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entlebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog.

O Bernese é lembrado por sua inteligência e habilidade em desempenhar atividades em regiões montanhosas, lugar de sua origem, mas, inserido no contexto urbano, é muito recomendado como companhia e cão de guarda.

Os Berneses Mountain Dogs são considerados de porte grande. A altura dos machos fica entre 64 e 70 cm, medidos sempre na altura da cernelha. As fêmeas medem de 58 a 66 cm. O peso de um cão adulto pode chegar aos 45 Kg.

A pelagem é longa e abundante, normalmente na cor preta para corpo, com peito branco e parte do focinho e patas caramelo.
Apesar de ser um cão extremamente dócil, habilidoso, companheiro e de família, o Bernese quase beirou a extinção.

Ainda bem que eles sobreviveram! Seria impossível não conviver com esta linda raça de cachorro!

Por falar em cachorro, já pensou em fazer uma boa doação e ajudar pets carentes? O Meu Amigo Pet e a Ampara Animal estão promovendo o concurso cultural “Pratique o bem”. Basta curtir a nossa página no Facebook, entrar no aplicativo e colocar sua frase para concorrer a um prêmio incrível! Sua participação já rende 100g de ração para animais carentes. Participe!!! O concurso vai até o dia 15 de julho (domingo).


Anterior: As aves mais coloridas do mundo Próximo: Viajar com o pet, eis a questão!