Quem ama protege!

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença sem cura, viral e causada por um RNA, vírus do gênero Lyssavirus, que pode ser transmitido por meio de lambida, arranhões ou mordidas de um animal infectado.

O pet acometido pela doença tem o seu sistema nervoso contaminado por meio da proliferação do vírus em sua corrente sanguínea. Comportamentos como agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns dos sintomas da doença. Além disso, a região da faringe fica comprometida e a alimentação se torna uma tarefa difícil.

Se não houver os devidos cuidados, a raiva é mortal, tanto para os animais quanto para o homem. O período de incubação do vírus pode ser compreendido entre um mês e um ano, após a exposição.

O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio. E muito ao contrário do que se pensa, não são apenas os cães os transmissores de raiva. Outros mamíferos, como o macaco e morcego, também podem transmitir o vírus.

Uma maneira muito simples de combater a raiva é a vacinação preventiva. Não é apenas no veterinário que é possível proteger o pet. Frequentemente, há campanhas de vacinação gratuita contra a raiva, e a próxima vacinação será dia 21 de maio! Fique atento!

Amar é proteger e cuidar de seu pet! Tudo o que seu bichinho de estimação precisa pode ser encontrado no Meu Amigo Pet. Aproveite nossas ofertas!


Anterior: Caninos da ficção – Guia com curiosidades de cachorros famosos Próximo: Cães ajudam mulheres na gravidez