Por que os gatinhos preferem água corrente?

Por que os gatinhos preferem água corrente?

Quem tem pelo menos um gato em casa sabe muito bem como eles se comportam com as pias. Você não pode abrir a torneira para escovar os dentes ou lavar a louça que já aparece um bichano querendo se meter na água. Esse é um comportamento comum entre os gatinhos, pois eles preferem tomar água corrente do que água parada. Por isso, eles ignoram o potinho com água que você deixou lá para eles e tentam, de qualquer jeito, aproveitar a deixa na torneira, enquanto você escova seus dentes.

Mas por que os felinos gostam tanto da água corrente? Não existe uma explicação científica concreta, mas pesquisadores, veterinários e criadores têm algumas opiniões que podem se fazer valer. Eles dizem que é um questão evolutiva instintiva. O que isso significa? Que, antigamente, quando os gatos ainda eram animais selvagens, eles eram muito territoriais (e ainda são), mas como não tinham um dono que cuidasse deles, precisavam ir atrás de água e comida sozinhos. Por isso, quando sentiam sede, eles procuravam uma fonte de água límpida e corrente, que geralmente está mais fresca e é mais fácil sentir o odor de alguma coisa que não esteja certa.

Essa vontade de beber água corrente que os gatos sentem até hoje é o instinto dele dizendo que, se ele beber água corrente, ele viverá mais, pois, provavelmente, os antepassados selvagens dele viveram mais por seguir esse instinto.

 

Curioso, não?

Fonte do texto.

Fonte imagens: 1, 2, 3.

 

 


Anterior: O que fazer para tirar o cheiro de xixi da casa? Próximo: Raça: Puli.