Por que os cachorros marcam território?

Por que os cachorros marcam território?

Às vezes, você pode achar que o seu cachorro é meio rebeldinho por ficar fazendo xixi no tapete, no móvel, na cama… Mas você sabe por que ele está fazendo isso? É para marcar território!
Diferente do xixi normal, quando o cachorro faz xixi para marcar território, a quantidade é bem menor e, poucas vezes, feita no chão, mostrando para quem está dentro do ambiente quem manda.

Mas não é só para mostrar a dominância que os cachorros urinam pela casa. Situações como insegurança, ou até ficar muito só, podem gerar esse tipo de comportamento.
Outra situação que faz os cães errarem o local certo do xixi são situações novas: um móvel novo, a chegada de um novo habitante, um outro animal, ou até mesmo visitas podem confundir o cachorro.

Para quem pensa que esse comportamento é exclusividade dos machos, as fêmeas também fazem xixi fora do lugar, mais ainda quando estão no cio. Além disso, os cães pequenos tendem mais a ter essa conduta do que os grandes.

Para os cachorrinhos pequenos aprenderem a fazer xixi no lugar certo, que tal assistir o vídeo com as dicas de Alexandre Rossi?


Anterior: Gatinha dentuça faz sucesso na internet. Próximo: Dia do Folclore: a Lenda do Boto.