Por que a língua felina é tão áspera?

Por que a língua felina é tão áspera?

Mais um mistério sobre o mundo animal a ser derrubado: por que a língua felina é tão áspera? Os motivos vêm desde o modo de sobrevivência e caça de seus ancestrais até a higiene de seu gatinho.

Tem como não se apaixonar?

Com certeza você percebeu que, diferente de seu cão ou outro pet, a língua dos gatos é áspera a ponto de assemelhar-se a uma lixa, não é? Isso é resultado dos filamentos pontiagudos presentes na linguinha de seu amiguinho, feita de queratina, substância presente na unha e cabelo humano também.

As principais funções para este tipo de anatomia é a forma como os felinos, inclusive selvagens, se alimentam e a higiene. Uma vez que a presa foi capturada é necessário retirar a carne, pele e pelagem da forma mais prática possível e nesta finalidade a aspereza é fundamental. Então imagine como seria a língua de um gato-selvagem, leopardo ou onça?!

O outra característica é a limpeza. Para não atrair parasitas ou predadores, o instinto natural do gato é retirar todos os odores presos em suas patinhas e pelagem através de lambidas sucessivas. Por esta razão, muitas vezes acaba se engasgando com formando as indesejadas bolas de pelo, entretanto, é também por lamber frequentemente que o brilho e beleza dos fios são mais evidentes.

Um benefício extra destes “espinhos” é a maior captação de água, num processo específico que os faz beber o equivalente a 5 colheres de chá, através de 4 lambidas por segundo. Sabe os doces? Não é a aspereza da língua felina que aumenta a capacidade gustativa do animal, até porque os gatos são incapazes de sentir o gosto adocicado, tão adorado por seus donos.

sorvetinho

 

Já recebeu um lambidinha áspera do seu felino hoje?!?!

 

Referência de Imagens:
Gatinho Lambendo a Patinha, Gato e o Sorvete Colorido

Principais Fontes de Pesquisa:
Estimação, Hypescience, PetLove


Anterior: Catterbox: Coleira que traduz miados! Próximo: Holanda é o 1º País sem Cachorros Abandonados!