Por que os gatos gostam de afofar ou “amassar pãozinho”?

Por que os gatos gostam de afofar ou “amassar pãozinho”?

Afofar, amassar pãozinho, tocar pianinho… essas e outras expressões são utilizadas para o hábito felino de dar leves patadinhas como se estivesse ajeitando algo. Mas será mesmo que esta é a intenção do seu gatinho?

 

 

Não há quem não se derreta quando vê um gatinho afofar coisas. Porém você já se perguntou de onde veio este hábito e por que seu gato faz isso? Pois iremos desvendar mais este mistério do mundo felino para você ficar ainda mais encantado com seu pet!

 

Lembrança Materna

Este modo de apalpar estimula a amamentação das fêmeas, então principalmente para gatos filhotes, este hábito tem ligação materna muito forte. A ninhada em si já exige bastante das glândulas mamárias felinas, imagine a disputa pelo leite para todos? Associar uma necessidade ao conforto no momento de receber o leite, é um instinto que acompanhará o gatinho por toda vida.

[box] É importante prestar atenção se o gato está “mamando” em paninhos a ponto de furar ou com muita frequência. Por ser um hábito que lembra laços maternos, pode ser um sinal de insegurança e auto proteção. Nestes casos, fique atento ao que pode ser melhorado para seu pet ter maior bem-estar.[/box]

 

Esta área é Minha!

Uma possibilidade é a demarcação de território. Com o olfato aguçado dos felinos, pressionar uma área diversas vezes ajuda a fixar o odor próprio do gato. Sabemos como é para o pet deixar claro que esta área já está dominada, mesmo que esta área seja o seu colo!

 

Origens Selvagens

Os ancestrais e parentes genéticos selvagens dos felinos tem por costume tornar o lugar para descanso mais confortável. Diferente dos passarinhos que constroem seus ninhos agradáveis, utilizando várias vezes, o gato tem que tornar por si só cada ambiente agradável.

 

Afofar demonstrando Amor

Atitudes como ronronar, esfregar o corpinho para ter carinho, vibrar a cauda erguida, entre outros, são demonstrações de afeto nítidas. Lembra o laço materno e as lembranças confortáveis de amamentar? Um gato tranquilo e que se sente amado, retribui todo o carinho com atitudes como “amassar o pão” como massagem. Quem não gosta, não é mesmo?

 

Resultado de imagem para gato afofa

 

Referências de Imagens:
Almofadinha de Gato, Gato Fofo

Referências de Pesquisa:
GreenMe, O Pet Zoom, Portal Melhores Amigos

 

post2_fase1Já aproveitou para passear com seu amiguinho hoje? Não perca tempo! Além de fazer bem para a saúde, aumenta a amizade de vocês.

Baixe o Aplicativo Social Pet Passeio para registrar e compartilhar os melhores momentos com seu Amigo Pet!

Disponível, em Android e iOS!


Anterior: Como Combater Problemas de Sono em Cães Próximo: Exercícios Físicos para Fazer com Seu Pet
Bitnami