Por que alguns pets engordam quando castrados?

A castração é um assunto que gera algumas controvérsias entre donos de pets. Isso porque, embora a cirurgia evite a reprodução e algumas doenças comuns entre cachorros e gatos, ela também pode ser responsável pela obesidade de alguns animais.

Embora os cachorros e gatos castrados se tornem mais calmos, quando operados, muito animais têm a necessidade energética diminuída e alteração de hormônios, o que pode gerar o aumento de peso.

Esse aumento pode ser considerado uma consequência aceitável, desde que o pet não chegue ao sobrepeso ou obesidade, o que pode ser extremamente perigoso à saúde dele. No entanto, engordar, ou mesmo ficar sujeito à obesidade, é algo relativo a raça, predisposições e hábitos de alguns animais.

Vale a pena ressaltar que, após castrado, o cão ou gato poderá levar uma vida normal. Então, lembre-se que dieta saudável e balanceada, prática de exercícios e brincadeiras e consultas esporádicas ao veterinário são essenciais para a saúde de qualquer animal de estimação.

Boa parte dos cuidados com os animais depende do que eles comem. Confira as melhores ofertas de rações para cachorros e gatos, no site do Meu Amigo Pet!


Anterior: Raças: Toyger Próximo: Au au excessivo!