O que é e como funciona o catnip?

O que é e como funciona o catnip?

Muito se fala sobre o catnip, ou “erva do gato”, e sobre seus efeitos nos nossos adoráveis felinos. Os donos ficam com receio de dá-lo aos bichanos, por medo, ou desinformação. A verdade é que o catnip é apenas uma planta medicinal aromática, da família da hortelã. Ela possui um efeito misto de relaxamento, euforia e êxtase nos gatos. Esses efeitos podem durar de 10 a 15 minutos, e são ativados através do olfato, ou seja, do cheiro da planta, não possuindo contraindicações, nem efeitos colaterais e não causando dependência ou abstinência ao animal.

Estima-se que cerca de 80% dos bichanos adultos sintam o efeito da planta, enquanto filhotes de até 4 meses são imunes a ela. Existe, sim, o fator genético que pode influenciar nos e usar feitos da planta, não tendo nada a ver com raça ou cor do animal.

O catnip pode ter muitas utilidades. Você pode para estimular pets preguiçosos, criando ambientes ricos com catnip, fazendo ele buscar em lugares onde ele não costuma ir pro preguiça, ou então colocar na caminha, ou em algum brinquedo para seu gatinho brincar. Funciona bem também para acalmar gatos nervosos ou ansiosos demais.

Mas cuidado se tiver mais de um animal em casa, é bom testar a reação deles separadamente, pois cada animal reage de um jeito.

O catnip pode ser encontrado em versões secas, ou já inserido em brinquedos. No site do Meu Amigo Pet, você encontra diferentes tipos de produtos com catnip, escolha o que o seu bichano pode mais gostar e ofereça para ele clicando aqui!


Anterior: Raças: Selkirk Rex Próximo: Dia do Trabalho versão pets!