Necessidades fora do lugar certo


Em se tratando de cães, um problema que ocorre com bastante frequência são as necessidades em locais indevidos. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar na hora de ensinar seu cão a utilizar o lugar correto.

Primeiramente, para a escolha do local, leve em consideração as seguintes dicas:
• Evite espaços isolados. O natural é que o cão não queira sair de perto dos donos para fazer as necessidades;
• Forre o local escolhido para o banheirinho com algo que absorva bem o xixi, como jornais ou tapetinhos higiênicos;
• Não coloque o banheiro perto da caminha, brinquedos e vasilhas de água e ração do animal, já que os cachorros tendem a evitar fazer xixi perto desses pontos.

Escolhido o lugar certo, o treinamento deve ser constante, e da seguinte forma:

• Não deixe o cachorro preso no espaço do banheiro, sozinho, até que ele faça as necessidades! Se fizer isso, ele irá associar o banheiro com castigo e privação de interação, e não entrará no local quando estiver “apertado”;

• Enquanto filhote, o cachorro vai sentir vontade de fazer as necessidades ao acordar, após comer, ou quando passa algum tempo no colo ou na casinha. Aproveite esses momentos para levá-lo até o banheirinho, e fique por lá por uns minutinhos, junto com o ele. Caso ele faça xixi no lugar certo, elogie e recompense com petiscos, carinho e brincadeiras. Valorize o animal e a atitude correta;
• Evite dar broncas quando o cão errar o local, enquanto ele ainda estiver aprendendo. Erros são normais e podem acontecer. No entanto, as broncas neste momento podem resultar numa associação errada. Alguns cães passam a entender que o ato de fazer xixi é errado, e seguram ou fazem escondido. Outros associam repreensão como atenção do dono, e começam a errar para chamar sua atenção. A melhor atitude, neste caso, é ignorar o erro e limpar sem que o cachorro veja.

Quando, no meio de uma brincadeira, ou quando estiver deitado, ele for por conta própria até o banheiro, fizer o xixi e voltar feliz até você pedindo a recompensa, é sinal de que ele esta aprendendo.

Durante esta fase de aprendizado, nos períodos em que o cachorro for ficar sem supervisão, deixe-o em um local neutro, isto é, onde não haverá problemas caso aconteça um xixi em qualquer ponto do ambiente.

E não se esqueça de providenciar todas as coisas que o cão pode precisar na sua ausência, deixando-as disponíveis neste cômodo, como caminha, brinquedos, água, além do banheiro, claro.

O texto foi escrito por Alexandre Rossi e Caroline Serratto, adestradora da Cão Cidadão.


Anterior: A história da Cacatua Próximo: Porquinho-da-índia