Mitos e verdades sobre a castração

Muitos Pet Lovers ficam com dúvidas e incertezas sobre castrar ou não seu bichinho. Hoje, o blog do Meu Amigo Pet desvenda alguns mitos que estão por trás da castração do seu animalzinho. Confira!

A castração deixa meu pet gordo?

Não. O que a castração faz, muitas vezes, é aumentar o apetite do seu pet, por isso, ele vai, sim, comer mais e é importante que você saiba disso. Mas isso não é uma consequência da castração, e sim do excesso de comida dado ao bichinho ou da falta de controle do dono para com a comida do pet. Se você controlar a comida do seu pet de maneira correta, ele não vai engordar.

Meu bichinho vai ficar bobão depois de castrado?

Não. Essa é uma outra associação errada. Muitas vezes, seu pet fica preguiçoso por ter comido demais (fato citado acima), e é importante controlar a alimentação dele corretamente. Os animais tendem a ficar mais calmos conforme vão ficando mais velhos, por isso, a dica é castrar seu animal quanto antes.

Meu animal vai sofrer e sentir muitas dores no processo?

Não. A cirurgia é simples e rápida, o pós-operatório não será traumático. Ele recebe anestesia geral e, em 24h, já está normal de novo.

Castração evita câncer nas fêmeas?

Sim. Quando a castração é feita antes do primeiro cio, a chance de câncer de mama é praticamente zero. A remoção do útero evita problemas posteriores. E elimina a chance de gravidez psicológica.

Meu macho vai parar de fazer xixi pela casa toda?

Sim. Ou melhor, possivelmente. Quanto mais novo ele for castrado, maior a chance dele parar com essa mania. Cães machos têm mania de demarcar território, a castração só não resolverá esse problema caso ele já tenha adquirido esse hábito.

Agora que você já sabe da importância da castração para o seu amigo pet, decida o que é o melhor para ele. O importante é que não haja preconceitos sobre esse tipo de procedimento, pois ele faz a diferença na vida de muito animais!


Anterior: Inauguração da nova loja Meu Amigo Pet Próximo: Como proteger seu pet dos rojões, durante as festas de final de ano