Medo de água

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.Опоры ЛЭП

Todos nós gostamos dos nossos peludinhos bem cheirosos e, para isso, um bom banho é fundamental. Algumas raças, como o labrador, foram selecionadas para trabalhos que envolvem a água. Mas nem todas gostam do banho, da chuva ou de nadar. Muitos cães têm medo de água, e o ideal, para que uma brincadeira na piscina ou o banho não se torne uma tortura para o amigo, é acostumá-lo o mais cedo possível.

Se o seu cachorro ainda for um filhote, comece o treino em casa, até porque os banhos no pet shop só são liberados depois do término das vacinas. Comece deixando o cachorro brincar com uma parte do chão molhado e o estimule com brinquedos, fazendo com que ele pise na água. Depois, em uma bacia, faça com que ele entre devagar, coloque água em uma quantidade bem pequena, e o incentive a entrar novamente com um petisco ou um brinquedo. Molhe as patas primeiro, depois, com uma quantidade pequena de água, molhe outras partes do corpo dele. Faça tudo com calma, para não assustá-lo e o recompense com um petisco, carinho e massagem, para que ele associe entrar na água com algo prazeroso. Não coloque o animal direto na piscina ou em baixo do chuveiro! Deixe que ele demonstre interesse.

Se o seu pet tem medo do banho, comece o treino com outros acessórios que remetam ao banho, e faça carinho com a toalha e com a escova. Também o acostume com o barulho do secador, ligue e ainda sem apontar o jato para ele, dê petiscos, e devagar comece a apontar o jato para ele, recompensando sempre. Deixe o xampu na visão do cão, abra a embalagem para que ele se acostume com o cheiro, fazendo massagem para ele gostar de ser manipulado.

Se você estiver em um quintal, aos poucos, molhe o cão com a mangueira, respeitando o limite do seu animalzinho. Faça tudo com calma, sem pular etapas, sempre falando com ele com uma voz agradável e recompensando com petiscos e carinho. E, se quiser que ele brinque com sua família na piscina, aos poucos o acostume com uma quantidade de água cada vez maior. Para que ele goste de brincar na piscina, não o force a entrar! Faça o treino em várias etapas, mesmo que isso demore dias. Lembre-se: mesmo que demore, o resultado de um treino sem traumas é duradouro.

Escolha produtos, como sabonete e xampu, indicados pelo veterinário e não se esqueça de secá-lo bem, para evitar um possível problema de pele. Prefira dar banhos nos dias mais quentes.
E lembre-se: no site do Meu Amigo Pet, você encontra o melhor para o seu animalzinho até na hora do banho. Confira nossas sugestões:

Shampoo anti pulgas Sanol

Sabonete anti pulgas Sanol

Condicionar pelos claros Sanol Dog

Pelos sem manchas dog cat Green Pet Care

Sec Trat Leque in Pet Mais

Fonte fotos: Corbis Images 


Anterior: Dentinhos de filhotes Próximo: Mancha ácida nos olhos dos cães. O que fazer?