Já pensou em ter uma chinchila?

Pequeninos, meigos e com um pelo super sedoso. As chinchilas são pets originários da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. A denominação de seu nome vem do contato com os Chinchas, indígenas locais, que foram os primeiros a terem contato com a espécie.

Para quem não sabe, a chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero. Seu porte físico muito se assemelha a uma fusão de um coelho com um esquilo. Eles são pets com hábitos noturnos, ou seja, preferem um cochilinho na parte da manhã para brincarem a noite.

Com as colorações cinza (a mais popular) e em alguns casos bege, preta ou até mesmo branca, a chinchila é caracterizada por seu pelo fino e muito macio e é muito dócil. Por serem pets vegetarianos, eles se alimentam de rações específicas (peletizada ou alfalfa) e complementos, como pedaços de legumes, uva passa ou sementes de girassol. Mas lembre-se: antes de dar qualquer coisa a seu pet, consulte o veterinário dele.

As chinchilas, como qualquer pet, também gostam de brincadeiras. Diferentemente de cães e gatos, este roedor não é muito chegado a um colo, mas admira brincadeiras de velocidade e inteligência.

 

Estes pequenos roedores vivem tranquilamente em gaiolas, então não é necessário reservar muito espaço para o pet. A gaiola deve ter tamanho mínimo para o pet se alimentar, exercitar-se minimamente e conseguir viver de maneira adequada. Recomenda-se a limpeza da gaiola ao menos uma vez por semana.

A reprodução da chinchila acontece durante três dias ao mês, durante o ciclo de 28 dias da espécie fêmea. A gestação dura cerca de dois meses e podem nascer até dois filhotes por ninhada.

E você sabia que para manter um pelo lindo e sedoso, as chinchilas não tomam banho com água, mas sim com pé de mármore, que deve ser dado uma vez por semana? Um luxo, não é mesmo?

Os melhores produtos para sua chinchila, você encontra no site do Meu Amigo Pet! Gaiolas, roedores de frutas, produtos para alimentação e até mesmo habitrail, em um modelo incrível. Confira!!

Fonte: Toca da Chinchila  e Chinchila 


Anterior: Nomes para cachorro Próximo: Você já ouviu falar em sanduíche de gato?