Holanda é o 1º País sem Cachorros Abandonados!

Holanda é o 1º País sem Cachorros Abandonados!

Parece um conto de fadas, mas é realidade: Holanda é o primeiro país sem cachorros abandonados. Esta notícia é possível graças a medidas rígidas, conscientização e fiscalização responsável, sem que fosse necessário o sacrifício de nenhum animal.

"Aubrigado", Holanda!

“Aubrigado”, Holanda!

Enquanto muitas nações parecem tratar a erradicação do abandono e maus tratos aos animais como uma meta inatingível, a Holanda mostrou como existem meios viáveis e totalmente possíveis de fazer isso acontecer. É importante ressaltar o fato de não ter atingido esta meta com apreensão dos animais em canis ou mesmo sacrifica-los.

Basicamente, o plano de governo baseou-se em 3 pilares fundamentais: punição duríssima para quem abandona animais com pagamento de milhares de euros, altas taxas de imposta na compra de animais de raça encorajando a adoção e campanha de castração/conscientização evitando a reprodução indesejada, motivo principal dos abandonos.

O país foi reduzindo o número de cães na rua com estas atitudes, que mesmo a longo prazo, gerou este resultado belíssimo. Não há nada mais compensador que poder dar uma notícia desta, não é mesmo?

 

Abandono pelo Mundo

A estimativa mundial de cachorros vivendo nas ruas é de aproximadamente 600 milhões, sendo que só no Brasil há cerca de 30 milhões. Mesmo com diversas Ongs, adoções e atitudes solidárias, com esta quantidade de animais abandonados é difícil de lidar.

 

Precisamos seguir o exemplo de países como a Holanda

 

Muitos destes pets não nasceram nas ruas, mas já tiveram um lar. Entre os motivos mais citados estão o mal comportamento, necessidade de atenção ou falta de dinheiro para sustentar.

Além de uma grave violação dos direitos animais, o abandono gera inúmeros de problemas de segurança e saúde pública em centros urbanos, tornando as medidas públicas para resolver este problema um ato benéfico a todos, humanos ou animais.

 

Referência de Imagens:
Obrigado HolandaAbandono

Principais Fontes de Pesquisa:
Hypeness, Wikipédia, Ptjornal


Anterior: Por que a língua felina é tão áspera? Próximo: Virada Animal une Diversão e Solidariedade