Gatos ajudam a prevenir asma e alergia nas crianças

Uma pessoa que sofre de asma ou de certos tipos de alergia pode ter alguns problemas respiratórios graves e limitações durante a vida. Uma das mais comuns é sobre ter animais em casa, principalmente os gatos, que geralmente soltam pelos durante seus famosos banhos de língua. É quase uma regra: quem tem problemas respiratórios não pode ter bichanos em casa. Mas uma pesquisa recente coloca essa questão em dúvida.

O jornal médico The Lancenet publicou um estudo que relata que quem convive com gatos tem menos chances de desenvolver asma e alergias. A poeira do pelo dos gatos diminui o risco de asma em algumas crianças, pois ela altera a resposta imune a gatos, ao contrário do que acontece com os ácaros do pó, que geram alergias e irritações. As pesquisas foram feitas em crianças entre 12 e 14 anos, mas a conclusão ainda não é definitiva.

Uma outra pesquisa, feita em Munique, avaliou o efeito da exposição de gatos a mais de 8 mil crianças e descobriu que a propensão a ter asma foi 67% menor nas crianças que dividiam ambiente com gatos, com proteção maior por parte de crianças que tiveram esse contato desde o primeiro ano de vida.

Mas mesmo com essas pesquisas e resultados positivos, ainda não é possível ter certeza do efeito dos pelos dos gatos na formação da pessoa, por isso, é melhor evitar problemas.

E mais importante é manter a saúde de todos da família em dia!

Fontes Imagens: Corbis Images


Anterior: Raça: Basset Hound Próximo: Raças: Affenpinscher