Educação infantil: as vantagens de ter um bichinho

Educação infantil: as vantagens de ter um bichinho

Todos nós sabemos que o amor pelo pet é algo grande e que faz muito bem para a vida, afinal não tem nada mais gostoso do que ter sempre ao lado um amigo carinhoso e brincalhão. Saiba que toda essa troca de carinho e a responsabilidade de cuidar dos bichinhos fazem muito bem para as crianças em desenvolvimento.

Fabíola Dalmolin, médica veterinária e professora universitária, diz que uma pessoa que é criada junto com animais de estimação tem muitas vantagens no seu desenvolvimento. Conviver com um bichinho pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança, propiciando o desenvolvimento da personalidade da criança de maneira equilibrada e saudável, adquirindo mais facilidade em lidar com a frustração e libertar-se do egocentrismo.

Ainda segundo a veterinária, um bom relacionamento com animais pode ajudar no desenvolvimento da comunicação não verbal, na compaixão e na empatia. Esses fatores auxiliam na maturidade emocional e no desenvolvimento dos relacionamentos. Além disso, por precisarem de cuidados, os animais estimulam nas crianças a autonomia, a responsabilidade e o entendimento de que os bichinhos não são brinquedos.

Quando o assunto é a saúde corporal das crianças, pediatras descobriram que a presença dos animais, já nos primeiros anos de vida do indivíduo, permite que o corpo construa defesas contra os agentes capazes de produzir alergias. Na Alemanha, foi constatado que crianças entre 4 e 5 anos de idade se recuperam mais rápido de doenças de rotina quando possuem um animal em casa, além de apresentarem melhor imunidade do que aquelas que não se relacionam com gatos ou cães.

Não é preciso dizer mais nada para comprovar que essa relação de amor e amizade faz bem tanto para o pet como para nós, seres humanos. Por isso, brinquem, cuidem, deem carinho e aproveitem esse sentimento único que só os bichinhos podem nos dar.

 

Fonte 


Anterior: Comida Não! Próximo: Você sabe o que é um groomer?