É Pascoa! Posso dar chocolate ao meu pet?

É Pascoa! Posso dar chocolate ao meu pet?

Nessa época de Páscoa vemos uma infinidade de opções desde os Ovos de chocolate artesanal até as mais tradicionais do mercado, e então vem uma vontade de compartilhar este prazer com seu cachorrinho, gatinho… Pode? Não!

Diferente do ser humano, o consumo animal de chocolate pode gerar terríveis consequências como tremores, convulsões, aumento da pressão arterial, crise alérgica, arritmia e taquicardia, podendo levar até à morte por intoxicação. O componente responsável por esses males é a Teobromina que apresenta grande efeito diurético, vasodilatador, estimulante do sistema nervoso central e cardíaco no contato com o organismo canino ou felino.

cachorro-da-pascoa

Algumas marcas já produzem chocolatinhos específicos para animais, sem componentes que causam todo esse desconforto, variando entre bombons até ossinhos recheados ou com cobertura. Hoje em dia, existem bolos, sorvetes e uma infinidade de saborosos petiscos para cachorro e gato, ou seja, tanto na Páscoa como durante o ano inteiro, a falta de chocolate comum não faz seu pet sair perdendo em nada.

pascoa

Podemos oferecer (sempre de forma moderada) opções saudáveis e muito prazerosas como frutas, legumes e verduras. Entre os alimentos permitidos estão:

Frutas: banana, caju, caqui, maçã, pera, manga, kiwi, goiaba e morango (sempre sem casca, talo e caroço);

Verduras e Legumes: Cenoura, brócolis, batata cozida, chuchu, beterraba, abóbora, couve e salsinha (todos sem caule, folha do legume e broto);

cenourinha

Entre os proibidos estão:

Frutas: Cítricas, abacaxi, uva, abacate e carambola;

Verduras e Legumes: Tomate e batata verde, pimenta, mandioca, cebola e alho.

É sempre importante ressaltar a necessidade de uma alimentação balanceada através da ração, sem exageros ou hábitos de outros alimentos não destinados ao mundo animal. Com todo esse carinho e dedicação, será impossível conter a felicidade de seu bichano!

lambendo

 

 

Referência de Imagens:
Pug de Páscoa, Gatinho com Lacinho, Hamster e a Cenoura, Pet com Língua de Fora.


Anterior: O que é Adestramento Inteligente? Próximo: Coelhinhos Mais Importantes da História
  • Olá, Boa tarde!! Posso da melancia para o meu pet (Lhasa apso)? Desde já Obrigada! Bjs

    • Meu Amigo Pet

      Boa Tarde, Ana Cristina! Pode sim, lembrando sempre que o ideal é cortar em pedaços e retirar todas as semente, fornecendo ao pet em quantidade moderada. Além de delicioso é nutritivo e refrescante!

  • Amei este Site! Parabéns!

    • Meu Amigo Pet

      Nós que agradecemos sua atenção e carinho!