Dicas para trocar a caixinha de areia de seu gato

Chegou aquele fatídico momento de ter que trocar a caixinha de areia (liteira) de seu gato. Como todo dono de felino sabe, alguns bichanos não são muito facéis com mudanças e, em geral, não gostam de ser forçados a situações nova.

Uma dica para uma mudança tranquila e amigável é exatamente não forçar seu felino a nada. Deixe que, aos poucos, ele vá se habituando à mudança. A primeira dica é trazer a nova caixinha de areia e deixar que o animal a explore. Mudanças muito bruscas podem fazer com que o pet ignore o que há de novo e passe a ter um comportamento errado ou, pior, acabe segurando o xixi e cocô por muito tempo.

O segundo passo para habilitar a nova liteira é misturar a areia já utilizada pelo felino (sim, a areia já usada pelo seu gatinho!) na areia limpa, na nova caixinha. Isto fará com que o bichano sinta o seu cheiro no ambiente e entenda a mudança.

Não existe um tempo padrão para o gatinho se adaptar a nova caixinha de areia. O interessante é que o dono sempre o faça se sentir confortável e confiante com a situação.

Dica Meu Amigo Pet: Você sabia que o número de caixinhas de areia da sua casa deve ser igual, ou maior, que o número de gatos? Por exemplo: se você possui dois felinos, é interessante que se tenha, no mínimo, duas liteiras. Como sabemos, gatos são territorialistas e não gostam de dividir muito este cantinho das necessidades.

As melhores ofertas de liteiras, você encontra no Meu Amigo Pet


Anterior: Pessimista ou otimista? Próximo: Raças: Rottweiler