Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos

Hoje é o dia de homenagear a maior parte do planeta Terra: os Oceanos. Influenciam não só as mudanças climáticas como a formação de milhões de espécies de seres vivos, intrigando sobre as inúmeras possibilidades de vida debaixo d´água. Venha conosco descobrir algumas curiosidades do mundo aquático!

diferenca-entre-mar-e-oceano

As algas marinhas produzem a maior parte do oxigênio da Terra

Apesar da conhecida importância das árvores para a renovação e produção de oxigênio, a realidade é que as algas marinhas, tão abundantes que até definem a cor de alguns mares, como o caso do Mar Vermelho repleto de algas vermelhas.

Quantidade de lixo maior que o território dos EUA

Pesquisadores constataram a existência de duas imensas ilhas de lixo localizadas no Oceano Pacífico, que juntas tem o dobro do território norte americano.

Se todo gelo do Ártico derretesse, 25% do planeta ficaria submerso

Este é um dos inúmeros problemas do superaquecimento global, porque além de eliminar a possibilidade de vida de várias espécies, também fará desaparecer cidades, ilhas, entre outros…

A maior cadeia de montanhas é coberta pelo Oceano Atlântico

Cordilheira dos Andes? Nada… conhecida como Dorsal Atlântica ou Mesoatlântica, infelizmente não podemos vê-la porque fica submersa.

[box] Origem do nome dos Oceanos

Atlântico: Atlas, Titã grego filho de Netuno Deus dos Mares, condenado por Zeus a sustentar a Terra sobre suas costas.

Pacífico: Batizado por Fernão Magalhães, navegador português em 1520, por considera-lo calmo. Entretanto o Pacífico é mais perigoso que o Atlântico.

Índico: Tem relação direta com os litorais que banha: Índia e Indonésia.

Ártico: “Urso” originado da palavra grega “arctos” por estar abaixo da constelação Ursa Menor

Antártico: Estar localizado próximo ao polo Sul, oposto ao Ártico, no polo Norte.[/box]

  • Pelo menos 89% das espécies marinhas ainda não foram descobertas;
  • A Fossa das Marianas é o ponto mais fundo dos Oceanos, atingindo 11.034 metros de profundidade;
  • Antigamente os Oceanos eram chamados de mares. Daí vem a expressão “7 mares” que seriam: Pacífico do Norte, Pacífico do Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico;
  • Ocean Atlas é uma escultura de 5 metros localizada na costa oeste das Bahamas, e além do nome que faz referência ao Titã Atlas, a escultura parece estar segurando o “teto” dos Oceanos, simbolizando a responsabilidade sobre os danos causados por poluição, desmatamento e descaso humano.

ocean atlas

 

Referência de Imagens:
Oceanos, Atlas Ocean


Anterior: Gripe pode ser transmitida do dono para o pet? Próximo: Amizades Improváveis