Cuidados com o seu coelhinho

De olhos vermelhos, de pelo branquinho. Os coelhos são mamíferos e lagomorfos, ou seja, animais que possuem os dentes incisivos superiores bem destacados. Estes pequenos roedores vivem de seis a oito anos e podem variar de 2 a 6 quilos.
Os coelhos são considerados animais muito docéis e podem conviver facilmente com crianças e outras pessoas. Não existem vacinas para estes roedores, por isso é importante sempre evitar o contato com o rosto e lavar bem as mãos.

Estes pets são bem fáceis de serem cuidados, pois vivem tranquilamente em gaiolas, que podem ser colocadas ao ar livre e em contato direto com o sol. Uma boa dica é forrar o chão com feno ou serragem de madeira para absorver dejetos e evitar mal cheiro e alergias.

Sua alimentação consiste basicamente em verduras escuras, alface seca e a clássica cenoura.

Além de fofinho, o coelhinho é um animal muito inteligente e agitado. Por isso, é importante exercitá-lo e mantê-lo sempre ativo. Outro fator relevante sobre os coelhos é questão de eles serem popularmente conhecidos pela fácil capacidade de reprodução. A gestação de um coelho pode ser de 30 a 40 dias, e pode ser uma ninhada com até 3 filhotes, dependendo do tamanho e da espécie.

Não se esqueça de sempre deixar água à disposição, alimentá-lo bem e, é claro, dar muito carinho! Para quem não pode ter um cachorro ou um gato, os coelhinhos podem ser ótimas opções.

Fonte: Guia de Saúde Pet


Anterior: Periquitos em casa Próximo: O solitário e belo peixe betta