Cuidados com a limpeza e a higiene das orelhas dos cães

A preocupação com a saúde dos nossos amiguinhos de quatro patas é fundamental, não é mesmo, PetLovers? E um dos problemas que afetam nossos pets com bastante frequência são inflamações nos ouvidos. Isso porque essas áreas são abafadas e úmidas, o que as torna ideais para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Como nossos pets não podem nos avisar de dores ou incômodos, fique atento aos sinais de que seu bichinho possa estar com problemas. Se o seu pet está sempre balançando a cabeça ou andando com ela inclinada ou coçando com a pata sem parar, pode ser sinal de que há algo incomodando no ouvido. Latidos, choros ou uivos, aparentemente sem motivo, também podem significar algo errado, e quando isso acontecer, procure um veterinário.

Lembre-se sempre que orelhas saudáveistêm coloração rosada e textura lisa. Secreções, cera, descamação, aparência grosseira e odor não são bons sinais e a ajuda deve ser procurada imediatamente.

Uma maneira de evitar problemas é fazendo a limpeza correta dos ouvidos dos bichinhos periodicamente com algodão umedecido com álcool ou gel de limpeza específico para isso, ou quando ele toma banho. Falando nisso, no banho, ocorre problemas com água no ouvido dos bichinhos, por isso, coloque um algodão na orelhinha deles antes do banho e não se esqueça de tirá-lo depois! Isso deve evitar que entre água no ouvido doanimal.

E o mais importante de tudo, em caso de infecção, procure um veterinário e não interrompa o tratamento antes do prazo dado por ele, mesmo que os sintomas desapareçam! Isso evita que a inflamação volte mais forte e resistente ao medicamento. Sigam essas dicas, PetLovers, e evitem problemas com as orelhinhas do seus amigões!


Anterior: Raças: Fox Terrier Próximo: Cuidado com a baixa umidade do ar!