Cuidado com a chuva!

O verão é um período caracterizado pelo calor constante e pelas pancadas generosas de chuva. Embora seja necessária para dar uma refrescada no clima, a água da chuva pode transmitir doenças para o seu animalzinho, sabia?

Segundo o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, Marcelo Quinzani, o período de chuvas pode aumentar a incidência de leptospirose em pets, visto que a bactéria leptospira interrogans (que transmite a doença) é eliminada na urina de animais doentes ou portadores e acaba sendo disseminada na chuva.

A Secretária Municipal de Saúde de São Paulo, juntamente com a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), recebeu 1.714 notificações de casos de leptospirose, sendo que, 262 foram confirmados e, entre estes, foram registradas 37 mortes, apenas no ano passado.

Uma boa dica é manter o pet sempre vacinado e evitar que ele tenha contato direto com água de enchentes, principalmente se apresentar algum tipo de ferimento.

Os primeiros sintomas da doença são febre, depressão, perda do apetite, vômito, desidratação, icterícia, urina escura e dor renal ou muscular. Qualquer dúvida, leve o seu pet imediatamente ao veterinário.

Passear na chuva é gostoso, mas é necessário ter atenção redobrada. Que tal uma capinha de chuva para o seu pet? Confira a roupinha disponível no site do Meu Amigo Pet.

Fonte: Petmag


Anterior: Raças: Vira-latas Próximo: A história da Cacatua