Cromoterapia em Animais

Cromoterapia em Animais

A cromoterapia tem como finalidade usar a cor (kromos) para o tratamento (terapheia) dos centros energéticos do corpo chamados de chakras. O interessante, e que muitos não haviam ouvido falar antes, é que os pets também podem ter muitos benefícios com este método de medicina alternativa. Entenda melhor:

 

Afinal, de onde veio a cromoterapia?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre a cromoterapia e semelhantes, porém estes estudos são tão antigos que não chegam a ter data específica. Pitágoras mesmo já havia identificado que as nota musicais tinham a mesma vibração se comparadas a ondas de cores do espectro solar e pela bioeletrografia é possível identificar a existência de um campo eletromagnético em tudo que contiver átomo, ou seja, ser humano, cachorros, plantas, etc. Usando este princípio, a cromoterapia tenta equilibrar as fontes energéticas do corpo usando as cores.

chakras

 

Em que casos a Cromoterapia pode ser útil?

A atuação cromoterápica estende-se pela saúde emocional, física, psicológica e espiritual, sendo assim, pode auxiliar desde a ansiedade, stress ou depressão canina/felina, até doenças renais, problemas respiratórios, entre outros. Não substitui o atendimento médico veterinário tradicional, mas pode complementá-lo. É completamente natural, sem efeitos colaterais, fazendo muitas vezes que o pet durma durante a sessão.

passarinho cromoterapia

 

Como funciona?

Existem diversas formas de equilibrar as cores no seu amiguinho pet:

  • Alimentação com cores variadas ou com enfoque em uma cor específica, quando necessário;
  • Ingestão de líquidos conservados em recipientes cromatizados, que recebam a luz spotinhos de cromoterapiaolar de alguma forma;
  • Radiação através de lâmpada, muito utilizada em clínicas, direcionando o foco luminoso sobre o corpo (pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas como Musicoterapia ou Aromaterapia);
  • Cores no ambiente onde vive o pet ou mesmo nas roupinhas de inverno.

 

O Significado das Cores

Branco: Mistura de todas as cores, afasta energias negativas e estimula a comunicação. Não é indicada para animais muito inconstantes, aparentemente confusos;

Violeta: Cor que eleva o espírito, tranquilizando o sistema nervoso e equilibrando as atividades glandulares e hormonais na base do cérebro. Indicado para problemas diversos, desde os olhos, nariz e ouvidos até controle de sódio, potássio e distúrbios nervosos;

Índigo (Azul profundo): Atua na circulação sanguínea, concentração e aumento das defesas naturais. Indicada para a pele, controle do relógio biológico e problemas de tireoide.

Azul (claro): Tem poder tranquilizador, trazendo a harmonia e tranquilidade. Indicado como analgésico, contra abcessos, estados febris e doenças infecciosas.

Verde: Alivia o stress dando sensação de segurança, renovação. Indicado para regeneração de tecidos, músculos e ossos, sendo também antisséptico e anti-infeccioso.

Amarelo: Dá energia, estimula a inteligência, alegria e esperança. Indicado para rins e o fígado, para aumentar a autoconfiança e em distúrbios inflamatórios.

Laranja: Uma espécie de “anti-fadiga”, proporciona alegria e jovialidade. Indicado para a área do estômago, pâncreas, bexiga e pulmões.

Vermelho: Traz vitalidade, ajuda a circulação sanguínea e promove o aquecimento do corpo. Indicado para dormência, resfriados, paralisia, depressão, anemia e similares.

Marrom: Por ser a cor da terra, demonstra apego, constância e adaptação. Indicada para melhorar a disciplina animal, porém não pode ser usada demais para não torna-lo excessivamente dependente.

Preto: Cor do isolamento, introspecção. Indicada para transformar energias negativas em positivas.

 

cores

 

Você já levou seu pet ao cromoterapeuta? Caso tenha levado, compartilhe sua experiência conosco!

 

Referência de Imagens:

Chakras no Pet, Potinhos Cromatizados, Passarinho em Cromoterapia, Cores

Principais Fontes:

Florais e Cia, Atividade Vegan, Holística Vet


Anterior: Diversão Total: Zoey + Jasper Próximo: Bidu e Maurício de Sousa no Facebook