Como vencer o medo do veterinário?

Como vencer o medo do veterinário?

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.

A visita ao veterinário não deve ser traumática ao pet, afinal, o médico veterinário é um aliado do dono. Não deixe para ir ao veterinário só quando for uma emergência, para tomar vacinas ou fazer algum exame. Sempre que possível, leve o pet com você para comprar a ração, por exemplo. Assim, a visita à clínica não será associada só com tomar uma injeção.

Você pode ajudar o seu amigão a ficar mais calmo no consultório com exercícios feitos em casa. Isso mesmo! O treino para tornar a visita ao veterinário agradável começa com atividades que você faz com seu animalzinho em casa. A massagem é uma excelente aliada do médico veterinário. Cães e gatos que estão acostumados a ter contato físico, ao serem apalpados, vão sentir que o exame que o veterinário está fazendo é parte de um exercício que eles já conhecem.

Ensinar comandos ao pet também pode fazer com que a consulta aconteça sem estresse. O “fingir de morto”, que é se deitar na posição lateral, é um comando de controle de ansiedade, mas que também pode ser usado para que o cachorro permaneça dessa forma sozinho, sem ter que ser forçado a se deitar, o que evita que ele fique com medo e até nervoso.

Em casa, quando for brincar com seu animalzinho, use acessórios que lembrem a rotina do médico, como o jaleco branco e o estetoscópio, e brinque de consultá-lo. Aproveite a situação e verifique a orelha, dentes e patas, para que ele se acostume com esse manuseio.

Sempre faça dos exercícios e da própria visita à clínica uma atividade divertida. Ofereça um petisco bem gostoso para o pet, elogie e faça carinho para que ele fique cada vez mais confortável na situação.

Filhote ou adulto, o importante é tentar deixar o animal o mais confortável possível e amigo do veterinário.

Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 10 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Fonte Imagens: Corbis Images


Anterior: Raças: Sokoke Próximo: Procurando Nemo! Conheça mais o peixe palhaço