Como os gatos conseguem voltar para casa?

Como os gatos conseguem voltar para casa?

Os gatos são independentes e gostam de fazer tudo do seu jeitinho, inclusive passear por aí e só aparecer depois de um tempo. Mas a pergunta é: como será que eles conseguem se localizar e encontrar o caminho para casa?

Existem algumas teorias para essa questão, e uma delas é que os bichanos são capazes de se orientar pela visão, pelo olfato e até mesmo pela direção do vento!
Uma história que ficou famosa foi a da gata Sugar. A gatinha conseguiu encontrar a família, que tinha se mudado da Califórnia para Oklahoma, depois de 13 meses e a prova de que era a mesma gata era o defeito que ela tinha no osso da bacia.
A teoria de que os gatos se guiam pela visão sugere que eles sejam capazes de memorizar árvores, prédios e postes e, ao reconhecê-los, voltam para casa. Já sobre o vento, supõe que o vento traz cheiros diferentes e faz com que o gato se oriente para voltar.

Já quando o assunto é o olfato, a capacidade é ainda maior. Quando os gatos não reconhecem nada conhecido, nem pelo vento, nem pela visão, o olfato está lá para reconhecer os mínimos detalhes, já que se familiarizam com os odores ao passear.
Quando o olfato já ajudou o suficiente, eles completam o resto do caminho pela visão até chegar em seu lar doce lar!

Espertinhos, não?

Fonte texto: Cão Cidadão

Fonte Imagens: 1, 2, 3.

 


Anterior: Cardiopatias em cães e gatos. Próximo: Ganso e pit bull: amizade eterna!