Como limpar um aquário adequadamente

Como limpar um aquário adequadamente

Sonho de consumo de muitos PetManíacos, ter um aquário em casa requer muitos cuidados especiais. Um em especial, bem trabalhoso e fundamental, é a limpeza. Essa hora é muito importante para manter a saúde dos peixes que vivem no aquário, e nesse momento, vale uma dica básica e muito importante para manter a saúde de seus peixes: nunca troque toda a água do aquário por uma nova. Essa regra é muito importante para que seus peixes não sofram o choque da mudança de água. Isso vale para qualquer tipo de aquário, seja de água doce (quente ou fria) ou salgada.

O ideal é aproveitar a água antiga do aquário para misturar com a nova. Se o aquário for de água doce fria, o procedimento ideal é retirar os peixinhos do aquário e deixá-los em alguma bacia com a água antiga, enquanto for fazer a limpeza. Lave as pedrinhas e o aquário com muito pouco detergente e enxague muito bem antes de colocá-los de volta. Encha até o meio do aquário com água nova, e só depois devolva os peixes e a água antiga.

Se o aquário for de água quente, com peixes maiores, use uma esponja com cabo e limpe os vidros da parte de dentro, sem tirar os peixes ou mudar a água do aquário. Deixe que as sujeiras pousem no fundo e só então, com uma mangueira de pressão, aspire o fundo do aquário para retirar as impurezas. Tome cuidado com os peixes que vivem lá para não irritá-los ou machucá-los, nem criar um furacão no espaço que é deles.

E não deixe de fazer a análise da água do aquário, principalmente quando for colocar uma nova. Para isso, você pode encontrar os produtos certos, no site do Meu Amigo Pet. Confira clicando aqui.


Anterior: Conheça Champ, um cão muito feliz Próximo: Novo SUS para eles!