Como lidar com ciúmes entre cães

Por Alexandre Rossi e Juliana Yuri

Ter mais de um cão em casa pode ser uma ótima ideia se seu cãozinho estiver solitário ou precisando de mais brincadeiras e animação. Porém, em muitos casos, ter mais de um cão pode se tornar motivo de estresse quando um deles se torna ciumento, tentando controlar recursos e a aproximação do outro cão.

É comum para as pessoas quando estão acariciando e brincando com um cãozinho, parar o carinho no primeiro ao ver o outro cão se aproximando e passar a acariciá-lo. Normalmente tentamos dividir a atenção entre os dois. Mas na visão do primeiro cão, ele está perdendo sua atenção com a chegada do segundo, e faz uma associação negativa com ele. Outra situação comum é, ao dar um petisco para um cão, “dividir” esse alimento com o outro, parando momentaneamente de alimentar o primeiro. Dessa forma, da próxima vez que o outro cão se aproximar, o primeiro pode demonstrar agressividade, rosnando ou latindo, para afastá-lo e manter aquele recurso que ele tanto deseja (carinho, atenção, brinquedo, alimento). Essas são algumas formas de reforçar o comportamento “ciumento” de alguns cães, associando perdas e situações desagradáveis ao outro cão.

Então, como devemos proceder? Sempre, ao notar a aproximação de outro cão, aumente os carinhos, brincadeiras e petiscos para o primeiro cão. Quando o outro animal se afastar, interrompa o carinho no primeiro. Dessa forma, ele desejará a presença de outros cães, pois percebe que quando outros estão por perto ele ganha mais! Associe o outro cão com atividades prazerosas, tentando alimentá-los, sair para passear e dar petisquinhos somente quando estão juntos. Essa associação positiva vai reforçar o bom comportamento e mostrar que você é um ótimo líder, pois consegue suprir as necessidades dos dois ao mesmo tempo! Para cães que já sabem fazer comandos, trabalhe também pedindo esses comandos aos dois cães, lado a lado, e recompense bastante o trabalho em equipe.

Se houver alguma situação de tensão durante essa aproximação, como um rosnado ou latido, é preciso dar uma bronca para interromper o comportamento errado, falando um NÃO e se necessário utilizando uma ferramenta, como um spray de água ou uma lata com moedas.

Estas são algumas orientações sobre como melhorar o convívio entre cães ciumentos, porém se o seu problema é mais grave ou se já ocorreu algum caso de agressividade, é indicado contratar um profissional com experiência em comportamento animal.

Lembre-se: para evitar que essas situações aconteçam em outros casos, é importante sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais, pessoas e situações possíveis, ensinar comandos de obediência básica e sempre reforçar positivamente os comportamentos adequados, assim seu cãozinho sempre terá ótimas experiências e se tornará um animal tranquilo, sociável e muito amistoso!


Anterior: Óculos para cachorro Próximo: Vitória dos pets – Denúncia contra maus tratos cresce em 2012