Como lidar com aves que arrancam as próprias penas?

Como lidar com aves que arrancam as próprias penas?

Os Petmaníacos que gostam de criar aves têm arrepios quando eles veem seus bichinhos arrancando as próprias penas. Mas por que isso acontece e como evitar que eles façam isso? As aves que mais comumente praticam esse tipo de ato são os psitacídeos (periquitos, cacatuas, papagaios e calopsitas), e essa automutilação pode ser causada por fatores clínicos ou comportamentais.

Os psitacídeos são aves muito sociáveis, por isso vivem em bando e têm um relacionamento tão agradável com pessoas. Mas quando elas ficam isoladas, sozinhas por muito tempo, em gaiolas que mal deixam elas se mexerem ou ficam expostas a ambientes barulhentos, pode ocorrer o estresse. Essas aves são muito sensíveis as mudanças de ambiente e sentem mudanças tanto no clima da casa quanto na família, como a chegada de um novo membro ou até mesmo alguém que partiu. Esses motivos podem levar a ave a praticar a automutilação.

Portanto, é necessário cuidar bem do seu animal, colocá-lo em um ambiente agradável, nem tão quente nem tão frio, com espaço pra ele se brincar e se movimentar, onde ele possa interagir com outros pássaros ou pessoas.

Mas esse problema de arrancar penas pode ser um fator clínico, como doenças nas próprias penas ou na pele da ave. Nesse caso, você deve procurar um veterinário responsável e medicar corretamente seu passarinho, tudo isso aliado às práticas que já foram citadas acima. Com isso, seu passarinho vai ficar bem saudável e com as penas lindas novamente.

No site do Meu Amigo Pet, você encontra todos os tipos de ração e medicamentos para o seu pássaro. Conheça nossos produtos: http://www.meuamigopet.com.br/passaros

Fonte: Guia Universo Pet


Anterior: Raças: Pixie Bob Próximo: Adotar um cão adulto tem muitas vantagens