Como lidar com as brigas entre os gatos?

Como lidar com as brigas entre os gatos?

Por Alexandre Rossi e Malu Araújo – adestradora da Cão Cidadão

Para garantir que não tenha brigas entre os gatos, o primeiro passo é descobrir e entender o motivo das brigas.

Gatos costumam ser bem territoriais, e para evitar que disputas aconteçam, cada gato deve ter seus itens e objetos, como pote de comida, pote de água, caixa de areia. Assim, se um se sentir desconfortável no território do outro, terá outra opção para satisfazer as suas necessidades.

Gatos machos e adultos podem brigar quando atingem a maturidade sexual, que se dá por volta dos 2 e 4 anos, e pode ser evitada com a castração.

É comum também quando por algum motivo um dos gatos sai de casa para tomar banho no pet shop ou ir a uma consulta no veterinário, quando ele retorna está com cheiro diferente e o gato que ficou em casa confunde com um animal novo. Então, antes de sair de casa, esfregue um pano ou uma toalha no gato que irá ficar e antes de voltar para casa passe no gato que saiu com você, para que ele retorne com um cheiro conhecido.

A introdução de um novo gato na casa pode ser motivo de brigas, para que a convivência seja harmônica, não os deixe juntos logo no inicio, deixe-os em ambientes separados, cuidando para que ambos tenham água, comida, brinquedos e tudo o que precisam no ambiente que eles estão!

Alguns gatos podem atacar porque estão com algum probleminha de saúde, e ele não quer ser incomodado, e a forma que encontra para ficar sozinho é reagir com agressividade. Neste caso, é você que precisa prestar bastante atenção no seu gatinho, se ele mudou de comportamento, se está comendo, ou qualquer outro sinal de mudança e leva-lo ao veterinário para saber como anda a saúde do bichano.

Caso aconteça alguma briga não tente separá-los com as mãos, você pode se machucar! O correto é fazer um barulho ou jogar um spray de água para separá-los sem que você se arrisque.

Para manter a harmonia entre eles, você precisa garantir que cada um deles tenha as suas necessidades supridas e associar um ao outro sempre com bons momentos como as brincadeiras e carinhos para todos.


Anterior: As diferenças entre ração normal, ração standard e ração premium/super premium Próximo: Raças: Jindo Coreano