Como evitar brigas entre cães e gatos

Por Malu Araújo, adestradora da equipe Cão Cidadão.

Se você já tem um animal de estimação e está querendo outro, leve em consideração o pet que você já tem em casa, o temperamento e a idade, para que a convivência seja pacífica. Mas, se não deu para avaliar e escolher que pet se encaixa melhor em sua família, e as brigas entre o cão e o gato já começaram, como fazer para melhorar o convívio entre eles?

Independentemente de quem chegou primeiro na casa, os desentendimentos podem começar por várias razões, e tentar identificar quais são esses motivos ajuda muito no treino. Sempre que for tentar alguma aproximação, faça-a de forma supervisionada. Nunca deixe o cachorro e o gato sozinhos. Quando não tiver ninguém por perto, separe-os de ambiente.

Você vai precisar de ajuda nesse treino. Com eles em uma distância que se sintam confortáveis na presença um do outro, ofereça um agrado, bastante carinho, uma recompensa e elogie bastante quando eles estiverem calmos na presença do outro. Vá aos poucos aproximando, sempre recompensando o bom comportamento. Por isso, a importância de ter duas pessoas para fazer esse exercício. Ofereça a ração deles quando estiverem nesse treino, assim, eles irão aprender que o outro não representa perigo para a alimentação.

O gato também ficará mais confortável na presença do cachorro se tiver a opção de subir em algum móvel ou prateleira. Dessa forma, quando ele não quiser interagir, pode ficar em um local seguro, onde o cachorro não o alcance.

Cada caso é diferente e, para ter sucesso no treino, conte com a ajuda de um profissional especialista em comportamento.

Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 10 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.

Fonte imagens: Corbis Images


Anterior: Histórias incríveis de pessoas que foram criadas por animais Próximo: Fazendo xixi no lugar certo