Como evitar a dor de ouvido nos pets

Uma cena muito comum é vermos nosso pet com uma coceirinha no ouvido, ou mesmo com algum mal cheiro nessa região. Mas quando o assunto é a higiene das orelhas de cachorros e gatos, é necessário ter atenção redobrada.

Apesar de coçar a orelha ser uma prática muito comum entre os pets, alguns animais podem estar sofrendo de otite, uma inflamação na região do condutivo auditivo dos animais, que pode causar coceira, odor e desconforto.

Entre os principais sintomas estão a movimentação constante da cabeça, que faz com que o pet esfregue a orelha e focinho no chão, e a liberação de uma secreção (cerúmen). As causas da otite podem ser relacionadas à umidade (água que entra por causa dos banhos), fungos ou até mesmo à bactérias. O próprio pet pode causar uma otite quando coça a orelha, machuca e a deixa sujeita a ação de micro-organismos.

A otite está para os animais assim como a dor de ouvido está para os humanos. Apesar de incomodo, é de fácil tratamento. Quando diagnosticada a inflamação, basta fazer a  higiene constante e a aplicação dos medicamentos sugeridos pelo veterinário.

Limpar os ouvidos dos pets regularmente é muito positivo, pois, além de melhorar a qualidade de vida do bichinho, também evita que ele sofra com otites.

Lembrando que, na dúvida, consulte um veterinário.

Além dos melhores produtos para alimentação, camas e brinquedos, o Meu Amigo Pet também apresenta uma vasta opção de medicamentos para cuidar de seu bichinho. Acesse o site e veja nossas opções!


Anterior: Procuro Meu Pet Próximo: Pratique o bem – O amor em forma de doação