Como ensinar comandos básicos, senta, fica e dar a pata?

Como ensinar comandos básicos, senta, fica e dar a pata?

Por Alexandre Rossi e Malu Araújo – adestradora da Cão Cidadão

Ensinar comandos ao cachorro vai além de ensinar truques. Os comandos são a melhor forma de comunicação entre o dono e o cão, além de proporcionar atividade mental e atividade física para ele.

O comando “senta”, por exemplo, é um dos mais simples de ser ensinado e muito útil no dia a dia. Ensinar o cachorro de uma forma positiva, utilizando um petisco para induzi-lo ao movimento, é a melhor maneira, pois assim a obediência se torna prazerosa. Para ensinar o “senta”, segure um petisco próximo ao focinho do seu cachorro e faça um movimento levando a mão para a parte traseira do cachorro. Ele tentará olhar para a sua mão, seguindo o petisco, e irá sentar para ficar em uma posição melhor; assim que ele sentar, entregue a recompensa, repita o movimento algumas vezes, e quando o cachorro estiver sentando mais rápido, diga, junto com o movimento, a palavra “senta”, assim ele aprenderá o comando gestual e verbal. Vá distanciando cada de forma gradual, um pouquinho por dia.

Se ele já entendeu o comando “senta”, fica muito mais fácil ensinar o comando “deita”. Para que ele entenda, com o cachorro sentado, segure um petisco na mão, o coloque em frente ao focinho do cão e, devagar, abaixe a mão até o chão. O cachorro irá seguir o petisco, e assim que ele abaixar as patinhas da frente e encostar no chão, entregue a recompensa. Repita algumas vezes, e quando ele estiver repetindo o movimento com mais frequência, fale junto com o movimento a palavra “deita”.

Ensinar a dar a pata não é tão difícil, pois os cães tem uma tendência a fazer isso de maneira instintiva. Se você se posicionar em frente a ele, de preferência quando ele estiver sentado e com um petisco escondido na palma da mão, fique à direita do corpo dele, e ele irá tentar tirar o petisco da sua mão e para não perder o equilíbrio irá colocar a pata oposta. Faça a mesma coisa do outro lado para que ele dê a outra pata e dê a recompensa! Quando o cão já estiver dominando o toque, faça o mesmo gesto, só que agora com a mão vazia, e assim que ele colocar a pata na sua mão, entregue a recompensa com a outra mão para que cada vez mais ele preste atenção ao gesto que você faz.

Quando o cachorro entende o que o dono deseja, a convivência se torna mais prazerosa.


Anterior: Raças: Buhund Norueguês Próximo: Cães compreendem o ponto de vista humano, aponta pesquisa