Como cuidar do seu hamster

Como cuidar do seu hamster

Os hamsters são pequenos roedores que muito se assemelham com ratinhos, mas antes que você pergunte ou se assuste – eles são totalmente domesticáveis e não transmitem doenças. São originários da Síria e podem ser classificados como hamster dourado, esquilinho ou esquilinho do Líbano.

Para quem não sabe, hamster é uma palavra que deriva da palavra alemã hamstern, que significa esconder, juntar ou amontoar. O animal recebeu esse nome justamente pela sua capacidade de armazenar comida nas bolsas presentes na cabeça, pescoço e tórax.

É sempre bom coletar o maior número de informações sobre o pet desejado antes de adquiri-lo ou mesmo quando ele já fizer parte de sua vida.Tais informações ajudam você a cuidar melhor do seu bichinho.

Dentre alguns cuidados com os hamsters, podemos destacar que o principal deles é ter conhecimento de seus hábitos. Estes pequenos roedores são conhecidos por serem dorminhocos de manhã e muito agitados à noite. Então, um bom conselho é alimentá-los bem e deixar os brinquedos a postos logo após o despertar da soneca deles.

Os hamsters são viciados em exercícios, especialmente depois que acordam. É recomendável que a gaiola possua uma roda giratória própria ou mesmo outros artifícios que permitam a atividade para os pequenos.

 

 

Normalmente, esses animais ficam em gaiolas e não há nenhuma regra ou lugar específico. O melhor conselho é sempre optar por uma gaiola que atenda bem as necessidades do roedor e de seu dono, ou seja, que ela ofereça o espaço e necessidades do pet, mas também seja de fácil manuseio e higienização para o proprietário. É importante fazer a limpeza parcial da gaiola a cada 2 ou 3 dias, e total a cada 10.

O hamster tem uma alimentação rica em cereais, grãos, frutas (mamão, kiwi, pêra, ameixa, uva etc), verduras (brócolis, espinafre etc) e legumes (beterraba, cenoura, vagem etc), e embora muitos possam ficar horrorizados, os pequenos roedores também são cropófagos, ou seja, se alimentam de suas próprias fezes. As fezes noturnas deste roedor são ricas em aminoácidos, vitaminas, cálcio, fósforo e microminerais, nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

Com estes cuidados e, é claro, muito amor e carinho, o hamster pode viver uma feliz e linda vida ao lado de seu dono. Lembrando que a expectativa de vida deste roedor é de 2 ou 3 anos.

 

Fonte: Animal Center Shop 


Anterior: Como dar banho no seu pet em casa Próximo: Hospedagem de luxo