Como cuidar de um peixe beta

Como cuidar de um peixe beta

O beta é conhecido popularmente como “peixe de briga”. Ele pertence à família dos Anabantídeos e é orginário da Tailândia, sendo seu nome derivado de uma tribo de índios chamados “bettah”.

Uma marca muito forte desse peixe é o fato de ele ser muito briguento, não podendo conviver com outro macho no mesmo aquário.

Em seu habitat natural, esses peixinhos vivem em águas paradas e mal oxigenadas, e diferente de outros peixes que respiram submersos através das brânquias, o beta consegue retirar oxigênio da atmosfera, pois possui um órgão auxiliar, chamado labirinto. Para se criar um beta, o aquário ideal é o betário, que mede aproximadamente 15x12x12cm e não necessita de nenhum equipamento, o que faz com que o custo de ter e manter esse peixe seja muito baixo.

O ideal e recomendado é trocar a água do aquário a cada 10 dias, deixando-a sempre na temperatura ambiente, seja mineral ou filtrada.

Na hora de alimentar seu peixinho beta, lembre-se que há rações específicas para esse animal, que devem ser dadas de duas a três vezes ao dia e em uma quantidade que ele consiga comer em poucos minutos, pois o que sobrar deve ser retirado do aquário, para não sujar a água.

Para um cuidado adequado, siga algumas dicas, com o Meu Amigo Pet:

• Retire do aquário o excesso de alimento não ingerido e lembre-se que este aquário não tem filtro;
• Procure deixar o aquário em um local com luz, sem raios de sol direto, para evitar que a água fique muito quente;
• Nunca coloque dois machos no mesmo aquário, pois eles brigarão e provavelmente os dois morrerão;
• Evite variações de temperatura. A temperatura do betário deve ficar em 25º C. No inverno, uma lâmpada pode ajudar a manter esta temperatura;
• Não esqueça de trocar parte da água do seu betário a cada 10 dias;
• Não deixe o seu peixe em locais com cheiros fortes, como tinta, gordura ou em locais muito frios.

E você, já conferiu os aquários especiais para beta que o Meu Amigo Pet tem? Dá uma olhada!

Fonte: BBel


Anterior: Raças: Siberiano Próximo: As diferenças entre ração normal, ração standard e ração premium/super premium