Como alimentar corretamente um papagaio?

Como alimentar corretamente um papagaio?

Aumenta a procura das pessoas para adoção ou compra de aves como animais de estimação, especialmente papagaios, entre os donos mais caseiros, e araras, entre os criadores.

O que algumas pessoas não sabem, principalmente os novatos na criação desse tipo de ave, é que esse animal requer uma alimentação balanceada, ao contrário do que diz o mito de que basta colocar sementes num pote.

Frutas também precisam ser oferecidas ao seu papagaio, pois elas são fontes de nutrientes importantes para o animal. Mas lembre-se que frutas têm cerca de 80% de água em sua formação e não possuem proteínas, por isso, você precisa servir as quantidades certas de fruta.

Outro ponto importante na alimentação de seu papagaio é que algumas variações de sementes são fracas em alguns nutrientes e mais fortes em outros, por isso, é preciso balancear. Mas nem sempre o seu animal vai comer tudo igualmente, portanto, é necessário fazer um rodízio de sementes.

 

Outro mito que algumas pessoas acreditam, mas não deveriam, é o da semente de girassol. Essas sementes são, sim, mais gordurosas que as demais, portanto, não devem ser servidas em grandes quantidades, mas sim de maneira balanceada e sempre misturadas a outros grãos, lembrando que elas têm um valor nutricional importante na alimentação dos papagaios.

E se você tem, ou quer ter uma ave dessas em casa, nunca deixe de balancear a refeição dela. Você pode encontrar produtos e rações para aves no site do Meu Amigo Pet!

Fonte: PetMag


Anterior: Qual nome dar para meu cãozinho? Próximo: Raças: Russian Blue