Comida Não!

Comida Não!

Embora esse assunto ainda gere muitas controvérsias, há muitos donos de cachorrosgatos que acreditam que fazer um agradinho, mimo ou dar uma comidinha não faz mal para o pet. Mero engano! As rações para cães e gatos não foram criadas apenas para deixar as fezes mais firmes, mas também foram feitas com base na anatomia, fisiologia e necessidades básicas de cada animal.

É claro que, em alguns casos, os pets podem se alimentar de comida, mas não em todos. A médica veterinária da clínica Coveti/Lardog, Fernanda Gamba de Assis, explica que a alimentação caseira deve ser balanceada, com orientação veterinária. “Comida para pet não é resto de comida dos donos”, explicou.

Segundo o médico veterinário e diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Luiz Renato Flaquer Rocha, não é indicado dar comida de gente mas, com diversos cuidados, é possível fazer em casa. É necessário equilibrar a alimentação para o animal ter mais saúde.

Ainda de acordo com Fernanda, em uma consulta nutricional, o veterinário muitas vezes indicará um suplemento vitamínico para ser misturado à comida caseira, uma vez que a comida dos donos não supre o valor nutricional que os pets precisam.

Confira abaixo uma lista de alimentos que podem ou não ser dados aos pets.

Alimentos permitidos: 

Arroz

frango

carne de carneiro

fígado

pâncreas

brócolis

couve-flor

ovo

Cozidos e com pouco tempero, seguidos de acompanhamento do veterinário, estes alimentos podem ser liberados para os pets.

Alimentos proibidos: 

Chocolate: É um veneno! Pode trazer riscos à pele dos pets e até mesmo causar a morte

Leite: Assim como os seres humanos, os pets também têm dificuldade em digerir a lactose e, ao beberem leite, podem apresentar diarreia, cólicas, etc.

Ossos de galinha, boi ou porco : Ossinhos? Só industrializados! O osso não deve ser dado aos animais, nem cozido, muito menos cru.

Por isso, não fuja da boa e velha ração! Confira algumas ofertas de rações do Meu Amigo Pet:

Pedigree lata

Ração Eukanuba Puppy 

Royal Canin para gatos

Ração Golden Gatos filhote

 

 

Fonte

 

 


Anterior: Você sabe o que seu cão está tentando dizer? Próximo: Educação infantil: as vantagens de ter um bichinho