Ossos para Cachorro: pode ou não pode?

Ossos para Cachorro: pode ou não pode?

Ossos para cachorro, como negar? Os cachorros amam roer e morder ossinhos, porém surge a dúvida de limites, quais devem ser dados e se realmente fazem bem ao animal. Para ajudar seu amiguinho, vamos mostrar os prós e contras deste hábito e qual a forma correta de dar este presentinho canino.

 

 

Acabou o almoço de domingo e aquela porção de ossinhos de frango deixariam seu cão muito feliz, certo?

Errado. Quando um osso animal é preparado (seja cozido ou frito), as estruturas ficam mais duras, de difícil digestão. A mordida canina tem força suficiente para criar pedaços, em geral pontiagudos, com todo o potencial de machucar e perfurar o tubo digestivo do seu amiguinho.

Um dos maiores problemas durante a diversão de roer ossos, é que muitas vezes além destas partículas pontiagudas, a ansiedade faz com que engulam pedaços grandes, fáceis de engasgar. Este tipo de incidente pode ser resolvido com intervenção cirúrgica, porém em alguns casos levaria o pet à óbito.

 

Como devo dar Ossos para Cachorro?

Esta atividade não deve ser proibida, porque estimula os sentidos, ajuda na saúde bucal, possui cálcio/fósforo e ainda desestressa o pet. Para orientar perfeitamente, veja algumas dicas de como escolher e dar um ossinho canino:

 

  • Dê ossos crus, que são mais maleáveis e ainda assim saborosos;
  • O ideal são ossos que possuem tendões ou cartilagem em volta, como joelho de porco;
  • Caso o pet não esteja habituado, uma boa sugestão é começar com pescoço de galinha;
  • Evite partes da ossatura muito pesadas, longas e duras, que podem fraturar dentes caninos;
  • O tamanho deve ser o dobro da boca canina, para evitar o engasgo;
  • Quando o osso já estiver pela metade, retire. O cachorro poderá engolir o restante sem mastigar.

 

E os Ossos de Couro?

Outra opção, disponível e em pet shops e muito popular, são os ossinhos de couro. Muito maleáveis, também são uma ótima opção, com benefícios semelhantes e diferentes tamanhos para porte pequeno, médio ou grande. Ainda assim, é preciso atenção ao escolher o produto. Sempre observe a composição, que deve ser 100% de couro bovino. Todo alimento que contenha ingredientes artificiais não são uma boa indicação a um animal.

 

Outras Dicas Importantes

[box] Não dê muitos ossos para cachorro e em intervalos curtos, Assim como petiscos, é fundamental para a saúde canina a moderação, ainda mais pela quantidade de cálcio que há em um osso animal. Fique por perto sempre que o cachorro estiver com um ossinho, ou mesmo um brinquedo. Em caso de incidentes, a atenção para resolver imediatamente faz muita diferença. Consulte o veterinário! É sempre bacana as indicações específicas para o seu cachorrinho.[/box]

[box] Não dê muitos ossos para cachorro e em intervalos curtos, Assim como petiscos, é fundamental para a saúde canina a moderação, ainda mais pela quantidade de cálcio que há em um osso animal. Fique por perto sempre que o cachorro estiver com um ossinho, ou mesmo um brinquedo. Em caso de incidentes, a atenção para resolver imediatamente faz muita diferença.[/box]

[box]Consulte o veterinário! É sempre bacana as indicações específicas para o seu cachorrinho.[/box]

 

Referência de Imagens:
Cachorrinho com Osso

Referência de Pesquisa:
Clube dos Animais, Fofuxo, Clube para Cachorros

post1_fase2Já conhece nosso Aplicativo Social Pet Passeio? Então não perca tempo!

 

Com Pet Passeio você poderá compartilhar os melhores momentos com seus amigos, além de anotar próximas consultas e novas compras de ração!

 

Disponível em Android e iOS!


Anterior: Exercícios Físicos para Fazer com Seu Pet
Bitnami