Cachorros Sabem Quando Dono Está Triste

Cachorros Sabem Quando Dono Está Triste

Você pode saber que esta afirmação é comum por conhecer seu cachorrinho e saber como ele compreende suas emoções, seja alegre ou triste, mas como isso acontece? Estudos mostram como funciona a empatia canina, mesmo com desconhecidos.


amigo

Algum dia já chegou triste e recebeu consolo de seu cachorro? Ou mesmo percebeu a mudança de atenção quando está cantando? Sim, os cães têm comprovadamente a capacidade de saber como um ser humano está se sentindo, seja seu dono ou um desconhecido. Dois estudos mostraram resultados surpreendentes, um pela atitude apresentada pelos seres humanos no contato com os animais, e outro através da atividade cerebral dos cachorros aos diferentes tons e volumes da voz humana.

A primeira pesquisa foi feita por Deborah Custance e Jennifer Mayer, na Universidade de Londres, com 18 cachorros e seus donos. O princípio da pesquisa é simples: avaliar o comportamento canino, no seu próprio lar, em diferentes situações. Enquanto simplesmente conversavam, os cachorros não davam muita bola. Seis deles até se interessaram quando o pesquisador ou o dono começaram a cantar. Mas quando um dos dois chorava, a maioria (83%) dos cachorros se aproximava. Vinham com a cabeça baixa e o rabinho entre as pernas, atitude de empatia à dor humana.

Uma das autoras da pesquisa, Jennifer Mayer explica: “Os cachorros se aproximaram sempre que alguém chorava, independentemente da identidade da pessoa. Portanto, eles respondem às emoções das pessoas, não apenas às próprias necessidades, o que parece ser um comportamento empático, para oferecer conforto”

 

consolando

A outra pesquisa, muito interessante também foi feita na Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, com o uso de ressonância magnética para estudar como o cérebro de cachorros reage a diferentes sons. Segundo o estudo, a área cerebral que entra em atividade quando ouve vozes humanas ou latidos é diferente da área atuante ao som externo como vidros quebrando.

Com 200 sons em três categorias, foram realizadas várias sessões de 6 minutos cada, e o resultado foi que tanto com humanos quanto com os cachorros, a reação das áreas cerebrais são praticamente iguais,  reforçando a ideia que o entendimento canino à emoções é bem similar ao nosso.

ressonancia
Estes estudos abrem portas para compreender melhor, não só como funciona o cérebro animal, mas as reações caninas e a capacidade de diferenciar alegria de tristeza.

Como seu cachorrinho lida com você ao perceber que está triste?

 

Referência de Imagens:
Amigos, Consolando a DonaPesquisa na Hungria

Principais Fontes de Pesquisa:
SuperinteressanteVeja


Anterior: 10 Cachorros Que Mostram Como São os Pais Próximo: 14 Lindos Animais que Correm Risco de Extinção