Cachorros lambem como sinal de afeto?

Cachorros lambem como sinal de afeto?

Muitas dúvidas e mitos surgiram sobre por que os cães lambem seus donos. Mas a teoria mais repetida e aceita é de que eles fazem isso em sinal de afeto, para demonstrar carinho. E isso é verdade. Nas matilhas, os cães (ou lobos) costumam lamber os membros do grupo que mais gostam, e com a domesticação desse animal, a prática foi passada para o ser humano, principalmente os donos.

Mas pode não se tratar apenas de afeto, mas também de uma demonstração de reverência.“Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal. Esse é o sinal de que ele reconhece que você é quem manda na casa.

Além disso, a língua dos cães possuem uma série de outras funções, como por exemplo um “exaustor”, uma vez que os cães não transpiram como os humanos, eles colocam a língua para fora para espantar o calor.

Mas lamber também pode significar que ele está “provando” você. A língua dos cães é uma espécie de sensor de reconhecimento, portanto, é muito comum que cães lambam pessoas e outros animais, para saber o que são, por onde andaram ou o que estavam fazendo. De modo geral, não é a lambida que vai dizer o que ele quer com ela, mas sim a maneira ou a região onde ele lambe. Mas na maioria dos casos é mesmo uma maneira do cão dizer que te ama e te respeita! Por isso, se ele demostrar muito afeto, presenteie ele com presentes do site do Meu Amigo Pet, por que ele merece!

Fonte: SuperInteressante


Anterior: Raças: Havana Próximo: Animais também mentem?