Outubro Rosa Pet: Aprenda a fazer “Autoexame”

Outubro Rosa Pet: Aprenda a fazer “Autoexame”

A Campanha Outubro Rosa Pet reforça a importância do combate ao câncer de mama em animais de estimação, e nesta luta, identificar possíveis nódulos nas mamas de seu pet pode ser fundamental para o tratamento e saúde. Veja, nesta matéria, como fazer o autoexame regular de forma simples.

 

Outubro Rosa Pet é uma iniciativa de amor e carinho animal

Outubro Rosa Pet é uma iniciativa de amor e carinho animal

 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas são acometidas pelo Câncer de Mama, e vários estudos comprovam que a castração tem um papel fundamental na vida de animais domésticos: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença e 40% a 60% das gatas têm o mesmo resultado.

Para ajudar no diagnóstico prévio de sua melhor amiga de quatro patas, explicamos como identificar através do toque algumas anormalidade, qual a melhor forma de agir e esclarecemos algumas dúvidas.

 

Como fazer o “autoexame”?

Periodicamente, aproveite a hora de carinho na barriga do pet para avaliar as mamas. Em cadelas há 5 pares e em gatas quatro pares de glândulas mamárias. Apalpe uma a uma com delicadeza e atenção a qualquer nódulo ou anormalidade. Caso perceba alguma diferença, seja um caroço, tamanho entre as mamas, secreção ou aumento de volume, leve ao médico veterinário para exames clínicos e laboratoriais.

 

Quais são os exames feitos pelo veterinário?

O exame mais comum para confirmação do tumor é a Citologia Aspirativa. Com uma agulha bem pequena (sem necessidade de anestesia), é feita uma punção. Após realizado este procedimento, se confirmado o Câncer de Mama, o médico veterinário irá avaliar pulmões para diagnosticar se alguma metástase atingiu este órgão.

 

Como é feito o tratamento?

Uma vez diagnosticado, e não havendo metástase pulmonar, o tratamento é cirúrgico. É realizada uma mastectomia na mama atingida. Se o diagnóstico for precoce, as chances de cura com a cirurgia são maiores, muitas vezes não necessitando de tratamento quimioterápico.

 

Ajude e Divulgue esta Campanha!

Ajude e Divulgue esta Campanha!

 

Outubro Rosa Pet

Sua colaboração para que a conscientização e salvamento de muitas fêmeas neste Outubro Rosa Pet é fundamental. Os tratamentos específicos e cuidados só podem ser coordenados por um médico veterinário, mas as possibilidades de cura só aumentam se o tumor for identificado com rapidez. Toque sua pet fêmea, conte para seus amigos também atuarem no autoexame contínuo e vamos ajudar a salvar muitas vidas!

 

Referência de Imagens:
Outubro Rosa, Laço Rosa

Referencia de Pesquisa:
NBN Brasil, Proteção Animal Mundial

 

post1_fase1

Baixe nosso Aplicativo Pet Passeio e agende as próximas consultas, compra de ração, além de registrar e compartilhar seus passeios!

Disponível, gratuitamente, em Android e iOS!


Anterior: O Horário de Verão para os Pets Próximo: 6 Dicas para Cuidar do seu Pet no Calor