Companhia calma – Como cuidar de sua tartaruga

Lentas, observadoras e muito peculiares, as tartarugas são animais que nunca perdem o seu encanto. Há quem prefira a companhia mais agitada de outros pets, mas estes répteis podem ser bons companheiros.

Dentre algumas vantagens, como viverem em torno de 80 anos, as tartarugas são silenciosas e não espalham pelos, além de serem animais dóceis e recomendados para todas as idades. Para entender um pouco melhor sobre o seus hábitos e cuidados especiais, o Meu Amigo Pet bateu um papo com o biólogo, Carlos Eduardo Malavasi, que vai contar um pouquinho mais sobre esses bichinhos. Confira!

Tartarugas Terrestres (jabutis etc)
Meu Amigo Pet: Estas espécies podem ser criadas em casa?
Carlos Eduardo: Podem sim, de preferência em uma casa que tenha um terreno de terra ou grama para que o animal possa caminhar com mais facilidade, já que esse tipo de réptil enterra seus ovos na terra.

Meu Amigo Pet: É necessário alguma documentação do IBAMA para sua criação?
Carlos Eduardo: Sim, o proprietário deve entrar no site do IBAMA (www.ibama.gov.br/fauna) que lá tem todas as informações necessárias para o cadastro.

Meu Amigo Pet: Quais os cuidados básicos que se deve ter com a tartaruga?
Carlos Eduardo: Os répteis, assim como todos os animais, precisam de cuidados básicos com a alimentação, um local de descanso e muito carinho. No caso dos jabutis, não é diferente. Eles, essencialmente, precisam de um local em que possam se expor ao sol, pois como são animais heterotérmicos (ou animais de sangue frio), precisam do sol para se aquecer e ficarem ativos durante o dia. Além disso, os jabutis necessitam também de um local onde haja sombra para conseguirem controlar a sua temperatura corporal. A alimentação deve acontecer pelo menos 1 vez ao dia e pode-se deixar a comida em algum recipiente que eles possam comer durante o dia.

Meu Amigo Pet: Qual a alimentação mais indicada?
Carlos Eduardo: A alimentação mais indicada para esse tipo de réptil são frutas e verduras, já que o jabuti é um animal herbívoro, ou seja, só se alimenta de vegetais. Geralmente, quando vivem em casas, comem as plantas e flores quando as alcançam.

Meu Amigo Pet: Qual o melhor ambiente para esse tipo de tartaruga?
Carlos Eduardo: Ambiente terrestre, com terras e gramas.

Tartarugas aquáticas (cágados etc)


Meu Amigo Pet: Estas espécies podem ser criadas em casa?
Carlos Eduardo: Podem, porém é necessário um terrário, ou seja, um aquário onde haja água para a tartaruga poder nadar e uma parte seca onde o animal possa ficar fora da água para se aquecer.

Meu Amigo Pet: É necessário alguma documentação do IBAMA para sua criação?
Carlos Eduardo: Sim, a mesma indicação para tartarugas terrestres.

Meu Amigo Pet: Quais os cuidados básicos que se deve ter com a tartaruga?
Carlos Eduardo: Deve-se escovar o casco dela, pelo menos uma vez ao mês para evitar o cultivo de algas nesta parte, e a água do aquário deve estar sempre limpa. Isso pode ser feito com o auxilio de um filtro, vendido em grandes redes de pet shoppings, o qual irá filtrar toda as excretas do animal, que é muito rica em amônia. É importante nunca deixar faltar água no aquário e nunca deixar sem algum lugar seco para o animal.

Meu Amigo Pet: Qual a alimentação mais indicada?
Carlos Eduardo: Para os cágados, a alimentação mais indicada é a ração vendida no pet shopping, que é a base de nutrientes que evitam a descalcificação do casco, além de possuirem outros nutrientes para o animal. A ração mais indicada é a que possui camarõezinhos secos, que os cagados adoram e que servem como um tipo de petisco. Elas podem também comer pedaços de carne, porém não é muito indicado, e pedacinhos de frutas, que é bem indicado, porém depende da aceitação do animal.
Agora que você já sabe todos os cuidados, que tal um tartaruguinha para alegrar a sua vida?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>