Au au excessivo!

Assim como nós, humanos, temos a necessidade de falar, os cachorros, por sua vez, sentem necessidade de, vez ou outra, latir. No entanto, educar seu cão para latir socialmente, não se tornar barulhento e não incomodar donos e vizinhança faz parte da posse responsável de um pet.

Já se perguntou por que seu cãozinho late? Os motivos podem ser variados. A ração pode ter acabado, o pet pode estar necessitando passear e brincar, ou estar se sentindo sozinho ou doente. O importante é perceber que esta é a maneira que o animal chama a atenção e, desse modo, para ele se torna muito mais vantajoso latir do que ficar quieto.

Neste caso, não há jeito, os latidos devem ser controlados e treinados sob o comando do proprietário. É necessário que haja tempo, dedicação, paciência e, principalmente, atenção, para que o pet comece a obedecer.

Uma boa dica é iniciar o treinamento associando a ordem de comando a um “castigo” leve. Por exemplo, quando o pet latir, dizer o comando “quieto” pode ser um bom começo. Caso ele insista, repita a frase e complete com uma cutucada no focinho. O intuito não é machucar ou agredir o animal, apenas incomodá-lo e fazer o cãozinho entender que deve parar. Quando o animal obedecer, recompense-o com petiscos ou brinquedos.

Outra dica é treinar o seu cachorro quando você se ausenta. Este é, na maioria dos casos, o principal motivo para os cães latirem. Uma boa sugestão é sair de casa no seu horário habitual e regressar sem aviso prévio e sem fazer barulho. Assim, será possível avaliar a postura de seu pet quando você não está em casa. O aconselhável é que você peça auxílio a outra pessoa para repreender o animal por você.

Na hora que for treinar seu pet, o ideal é ter junto um petisco, para que ele entenda que, ao fazer o correto, ele será recompensado. O pedaço deve ser pequeno, para que a recompensa seja imediata e ele possa continuar o treinamento. No site do Meu Amigo Pet, temos variados tipos de petiscos que podem ajudar no treinamento do seu cãozinho! Para saber quais são eles, clique no link!

Curiosidade Meu Amigo Pet: As raças mais famosas pelo au au excessivo são Beagle, Schanauzer, Fox Terrier e alguns vira-latas. Já as raças com o latido mais contido são Rottweiler, Akita e Golden Retriever.


Anterior: Por que alguns pets engordam quando castrados? Próximo: Seu gatinho é manipulador?